Mais de 100 servidores municipais da região da AMREC participaram nesta sexta-feira (17/06) da capacitação “Trabalho da rede de garantias na prevenção do acolhimento familiar”. A iniciativa é do colegiado de Assistente Social da AMREC, para capacitar as equipas técnicas dos municípios que atuam no CRAS, CREAS, Gestores e Conselheiros Tutelares sobre o serviço de acolhimento.
O objetivo, segundo a presidente do colegiado de Assistência Social e secretaria de Cocal do Sul, Sinara Crippa Milanez, é trocar experiências, bem como reduzir o número de acolhimentos nos municípios da AMREC. “Todos os serviços dos municípios precisam trabalhar de forma integral e intersetorialmente”, afirmou.
Durante a capacitação foi defendida como fundamental a ideia de reintegração das crianças e adolescentes para as famílias biológicas para assegurar o bem-estar do atendido. “É necessário firmar vinculo familiar. O excessivo acolhimento, ou o acolhimento indevido prejudicará o indivíduo, a família e a sociedade”, disse Sinara.
O encontro de hoje pela manhã foram ministrados pelo psicólogo, Luís Claiton Medeiros Ehlers; pela assistente social Michele Costa Alves da Silva; e pela pedagoga Ana Maria da Rosa Ferreira; todos técnicos do município de Içara.