You are currently viewing Plano de Urgência e Emergência para as três microrregiões do Sul é discutido na Amrec

Plano de Urgência e Emergência para as três microrregiões do Sul é discutido na Amrec

Melhorar a organização do atendimento de urgência e emergência na região Sul de Santa Catarina foi o foco da 1ª Oficina de Elaboração do Plano de Ação Regional (PAR) da Rede de Urgência e Emergência (RUE). O encontro foi realizado quinta-feira (05/03), na sede da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), em Criciúma, e reuniu gestores de saúde, diretores de hospitais e representantes das secretarias municipais e estaduais da área.

O presidente da Amrec, prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola, o Vaguinho, destacou a importância da articulação regional para qualificar os serviços de saúde. Ele ressaltou que a cooperação entre os municípios ajuda a organizar melhor a rede e facilita o acesso da população ao atendimento. “A saúde é uma prioridade e a união regional faz diferença no resultado”, afirmou.

A oficina foi convocada pela Coordenação Estadual da Rede de Urgência e Emergência e contou com a participação de representantes das regiões da Amrec, da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) e da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel). Também estiveram presentes técnicos das Gerências Regionais de Saúde e da Diretoria de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina.

O objetivo do encontro foi iniciar a construção coletiva do Plano de Ação Regional, documento que orienta a organização dos serviços de urgência e emergência na macrorregião sul. O planejamento busca integrar hospitais, serviços pré-hospitalares e unidades de saúde, garantindo fluxo adequado de atendimento e melhor uso da estrutura existente.

A elaboração do plano seguirá com novas etapas de discussão técnica entre os gestores e equipes da área da saúde. A proposta é definir estratégias e responsabilidades entre Estado e municípios para fortalecer a Rede de Urgência e Emergência e ampliar a qualidade do atendimento prestado à população.