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Seminário de Alfabetização promoverá troca de experiências e reconhecimento de boas práticas educacionais na Região Carbonífera

O evento, que ocorrerá das 13h30 às 17h, tem como objetivo reconhecer e compartilhar experiências pedagógicas regionais

A Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) realiza no dia 3 de dezembro de 2024, em Criciúma (SC), um seminário voltado para a disseminação de práticas exitosas no campo da alfabetização. O evento, que ocorrerá das 13h30 às 17h, tem como objetivo reconhecer e compartilhar experiências pedagógicas que têm se destacado nas escolas e nas Secretarias Municipais de Educação da região.

O seminário será uma oportunidade para articuladores municipais, professores alfabetizadores e profissionais das equipes gestoras das escolas apresentarem suas iniciativas inovadoras e bem-sucedidas. A ideia é promover um espaço de troca de saberes, no qual serão discutidas abordagens didáticas eficazes para garantir o direito à alfabetização de todos os estudantes.

As inscrições podem ser realizadas entre os dias 26 e 30 de novembro de 2024, diretamente com a articuladora regional do Renalfa, pelo WhatsApp: (48) 99976-9329.

Eixos temáticos

Os trabalhos apresentados no seminário deverão se encaixar em um dos seguintes eixos temáticos, que abordam diferentes aspectos do processo de alfabetização:

1. Cantinhos de Leitura 

   Experiências de criação e utilização de espaços dedicados à leitura nas salas de aula, com o objetivo de incentivar o gosto pela leitura e criar ambientes estimulantes e acolhedores para os alunos.

2. Prática Pedagógica Exitosa

   Relatos de atividades desenvolvidas por professores que impactaram positivamente o aprendizado dos estudantes, com foco no avanço das habilidades de leitura, escrita e oralidade.

3. Projeto de Leitura

   Apresentação de projetos contínuos ou de maior duração, voltados ao desenvolvimento da leitura e à promoção do prazer pela leitura, além de melhorar a compreensão leitora dos estudantes.

4. Monitoramento dos Resultados das Avaliações

   Iniciativas que utilizam os resultados das avaliações aplicadas aos estudantes para identificar necessidades de intervenção e ajustar as estratégias pedagógicas.

5. Destaque em Recomposição de Aprendizagem 

   Experiências voltadas para a recuperação das aprendizagens em leitura e escrita, especialmente no caso de alunos com defasagens significativas.

6. Ações de Reconhecimento de Boas Práticas na Educação