Em evento realizado na tarde desta sexta-feira, dia 8, no auditório da prefeitura de Içara, a agroindústria Ovos Nany recebeu o certificado de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). A empresa içarense é a segunda da região da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) a receber o certificado por meio do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário (CIM-AMREC). O evento foi acompanhado por profissionais da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), da Companhia Integrada Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), além de produtores e demais profissionais da prefeitura de Içara.
A partir de agora, a empresa da família de Fabiano e Simone Bortolatto, que produzem 300 dúzias de ovos por dia, vai poder aumentar a produção e comercializar os seus produtos em todo o território nacional. “Que a nossa entrada no SISBI seja o motivo do ingresso de novas agroindústrias. Para que conseguíssemos chegar aqui o processo foi feito a várias mãos e muito demorado, estamos muito felizes com esta conquista”, disse Bortolatto.
Todo o trabalho de adequação foi realizado pela Secretaria de Agricultura de Içara e pelo CIM-AMREC, que em novembro do ano passado recebeu do Ministério da Agricultura o certificado de equivalência ao SISBI e que agora pode fazer esse trabalho junto às agroindústrias da região. “Os prefeitos perceberam a necessidade de estar juntos, este consórcio é muito importante para diversas demandas da nossa região. Com este selo a agricultura tende a crescer muito mais, precisamos incentivar. Parabéns ao município de Içara e a empresa Ovos Nany”, revelou o presidente do Consórcio e prefeito de Cocal do Sul, Fernando de Faveri.
Há 20 anos a família de Bortolatto trocou a plantação de fumo pela criação de galinhas caipiras na comunidade de Linha Pasqualini e atualmente conta com quase 4 mil aves. Além de supermercados, o produto está presente na merenda escolar e pode ser encontrado também na Feira da Agricultura Familiar de Içara. “Nossos agricultores precisaram se reinventar, muitos saíram do fumo e foram buscar outras formas de sustento. Para nós é motivo de muito orgulho saber que Içara é a segunda cidade da Amrec a receber esta certificação por meio do consórcio. Sabemos do trabalho de todos para que esse selo chegasse, hoje só temos a agradecer a cada um”, concluiu a prefeita de Içara Dalvania Cardoso.