Durante essa semana até sexta-feira (29) a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) realiza a capacitação de mais 13 servidores que atuam em sala de vacina. O curso tem 40 horas e ocorreu na sede da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC). A primeira turma já foi capacitada em agosto, e mais uma será realizada em novembro.
A justificativa das capacitações, segundo a secretária da Comissão Intergestores Regional de Saúde, (CIR-Carbonífera), Margarete Pasetto, devido a pandemia e o afastamento de servidores que contraíram Covid-19, os municípios estão com falta de vacinadores nas salas de vacina.
“Aumentou, e muito, as atividades de vacinação. Novas salas de vacina foram abertas para atender toda a demanda nos municípios”, argumentou Margarete, explicando que a pauta surgiu numa reunião dos secretários de saúde dos municípios, e com a aprovação do presidente da AMREC e prefeito de Orleans, Jorge Koch. A responsabilidade de ministrar essas capacitações, geralmente é da secretaria de saúde do Estado, que atualmente não vem dando conta de atender a demanda.
O curso está sendo coordenado pelo Setor de Imunização e Vigilância Epidemiológica da Coordenadoria Macrorregional de Saúde e pela CIR-Carbonífera. “Hoje são cerca de 20 tipos de vacinas para crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes. O vacinador precisa estar apto a avaliar a carteira nacional de vacinação e orientar sobre o esquema vacinal”, explica Margarete. A capacitação está sendo ministrado pelo monitor credenciado pelo Estado, Paulo Hanssen, que atua no setor de tuberculose e hanseníase na secretaria municipal de saúde de Criciúma.