Hoje os municípios da AMREC iniciaram a formação sobre a elaboração do Plano de Contingência da Secretaria de Estado de Educação (PLANCON EDU). O processo foi realizado de forma remota e se estende até o dia 16, onde cada município vai elaborar o seu plano, o valendo para rede municipal, estadual e privada.
Segundo a presidente do colegiado de Educação e secretaria de Cocal do Sul, Ana Paula Teixeira Cechinel, os 12 municípios estão engajados no processo de formação, que resultará na elaboração dos respectivos Planos de Contingência. Nesse plano constará as estratégias, ações e rotinas de resposta para o enfrentamento da COVID – 19. “O conjunto de medidas e ações deverá ser aplicado de modo articulado, prezando sempre pela segurança de todos os envolvidos no âmbito educacional. Somente após a aprovação dos Planos de Contingência Municipal e Escolar será possível, (dependendo da matriz de risco) pensar no retorno às atividades presenciais no formato de apoio pedagógico”, declara.
Hoje a região da AMREC está classificada no risco alto. Onde não é permitido o retorno das atividades. Será necessário ir para cor amarela, classificado como alto.
Participaram do encontro de hoje membros dos Comitês Municipais dos 12 municípios da AMREC para a volta das atividades pedagógicas e também membros das comissões escolares, junto a Coordenadoria de Educação do Estado e Coordenador da Defesa Civil Regional. Essas comissões tem a participação de profissionais das áreas educação, saúde e defesa civil. Na Região Carbonífera são 16 formadores regionais que estão multiplicando a formação para cerca 2.400 pessoas. “Serão mais de duas mil pessoas trabalhando na construção do Plano de Contingência Municipal e Escolar para que tenhamos segurança e equidade no contexto da Educação. Nossa Região terá a volta de atividades pedagógicas de maneira consciente, saudável e equilibrada”, explicou o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, que está coordenado o grupo de formadores.
Os Planos de Contingências Municipais e Escolares nortearão as medidas preventivas e reativas no controle a COVID-19 durante as atividades pedagógicas presenciais.