You are currently viewing Prefeitos da AMREC vão cobrar ações contra estiagem
Reservatório da Linha Ferreira Pontes, em Cocal do Sul

Prefeitos da AMREC vão cobrar ações contra estiagem

Os prefeitos da AMREC voltam a se reunir amanhã (07/05), às 15h, em reunião na sala virtual da Associação junto ao Secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Ricardo de Gouvêa. A pauta central da reunião será estiagem, consequência pela pouca frequência de chuvas dos últimos meses.

Em alguns municípios já está acontecendo racionamento e a preocupação com o desabastecimento já é uma realidade, o que o caso do município de Cocal do Sul que decretou “situação de Alerta”. Segundo o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, na região da AMREC, os municípios que “estão em situação mais crítica” são Orleans, Morro da Fumaça, Urussanga e Cocal do Sul. A explicação, conforme Rosinei, é que eles não recebem abastecimento da Barragem do Rio São Bento, o que coloca os moradores das áreas urbanas no risco de desabastecimento.

Os demais municípios da AMREC também sofrem com a estiagem nas áreas rurais, com é o caso Nova Veneza, que vem abastecendo os produtores caminhão pipa. “Já está faltando água em vários. A questão precisa ser tratada com atenção e talvez a mesma intensidade da pandemia. Em Cocal do Sul já estamos com 50% de tratamento de água, e já existem relatos em muitos municípios de problemas de abastecimento nas agroindústrias”, explanou o vice-presidente da AMREC e prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnim.