You are currently viewing Deputados Federais participam de reunião com prefeito da AMREC para debater as consequências da pandemia

Deputados Federais participam de reunião com prefeito da AMREC para debater as consequências da pandemia

Os deputados Federais Daniel Freitas e Ricardo Guidi, além de representantes da deputada Giovana de Sá, participaram hoje (04/05) da reunião na seda da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) tratando das consequências da pandemia de COVID-19 e da PLP 039/2020, que trata da ajuda financeira para Estados e Municípios.

Os prefeitos demostram preocupação com a queda na arrecadação de recursos para os municípios, que muitas vezes são os responsáveis em manter boa parte da infraestrutura na área da saúde. O vice-presidente da AMREC e prefeito de Cocal do Sul do Sul, Ademir Magagnim, avaliou a reunião como um encontro importante. “O objetivo da reunião foi trazer os deputados para que eles sintam bem de perto a real situação que estamos enfrentando, com relação a queda na receita. Podemos esclarecer como eles sobre as leis que estão em tramitação e que tem objetivo de ajudar aos Estados e Municípios. Tratando dos valores e dos prazos, e que não são o suficiente, para suprir a que estamos projetando”, pontuou, sublinhando a importância de os deputados ouvirem os prefeitos.

O valor previsto para Santa Catarina é de R$ 1.151.090.483,87, mas ainda precisa de aprovação na Câmara de Deputados.

Estiagem preocupa a região

Outro assunto que preocupa a região é com relação a estiagem, que já vem causando o desabastecimento em vários municípios da região. “Já está faltando água em vários municípios da região da AMREC. A questão precisa ser tratada com atenção e talvez a mesma intensidade da pandemia. Em Cocal do Sul já estamos com 50% de tratamento de água, e já existem relatos em muitos municípios de problemas de abastecimento nas agroindústrias”, explanou o prefeito Ademir Magagnim, lembrando da importância do abastecimento para as condições mínimas de higiene e alimentação e da necessidade de racionamento.