You are currently viewing COLEGIADO DA SAÚDE da AMREC (CIR-CARBONIFERA) realiza primeira reunião de 2020 e elege nova coordenação

COLEGIADO DA SAÚDE da AMREC (CIR-CARBONIFERA) realiza primeira reunião de 2020 e elege nova coordenação

Os secretários de saúde da AMREC realizaram no último dia 13, a primeira reunião de 2020 da CIR Carbonífera. Durante o encontro foi eleito a coordenação para 2020, onde a secretaria de saúde de Siderópolis, Glaucia Perico, foi reeleita, e ficando como vice-coordenadora a secretaria de Lauro Muller, Carla Zabotti. Na reunião ainda foi repassado os informes das câmaras técnicas estaduais, cirurgias eletivas, plano de trabalho da psiquiatria, maternidade do Hospital São Donato de Içara, macrorregional de saúde, CISAMREC e Congresso do COSEMS e ainda outros assuntos gerais.

A reunião ainda contou com a participação do Deputado Estadual José Milton Schefer e do presidente da Federação dos Hospitais Filantrópicos, Altamiro Bittencourt, para debaterem sobre cirurgias eletivas. Os secretários de saúde colocaram que têm contas não pagas pelo Estado, aos prestadores hospitalares da última campanha de cirurgias eletivas, o que dificulta uma nova negociação; alegam também que as normas sugeridas e valores propostos pela Secretaria de Estado da Saúde não contemplam todas as filas de espera e nem todos os hospitais a participarem.

Segundo os secretários, o valor proposto do incentivo financeiro para cada tipo de cirurgia, é baixo, não sendo possível o prestador pagar a consulta pré e pós-cirúrgica, nem a colocação de Ortese, Prótese e Materiais Especiais (OPME-Ortese), caso o paciente necessite na cirurgia.

Representantes dos hospitais também se fizeram presentes na reunião do colegiado da saúde da AMREC, mostraram-se parceiros e preocupados com o valor oferecido pelo SUS. A solicitação dos secretários é que o Estado pague os atrasados e reveja o valor do incentivo financeiro proposto para cada tipo de cirurgia, diminuindo a quantidade se necessário. Foi encaminhando sobre o assunto que a CIR Carbonífera relacionará as sugestões necessárias, e envie aos técnicos da SES e COSEMS. Deputado Milton Scheffer, junto a comissão de saúde da ALESC, articulará uma conversa com o Secretário de Saúde do Estado e equipe, levando as solicitações da região.

Sobre a maternidade do Hospital São Donato, de Içara, o diretor do hospital, Júlio De Luca, comunica que, se o Estado não acenar para um incentivo financeiro, em março a maternidade não atenderá mais as gestantes. A região da AMREC tem duas maternidades disponíveis no momento, a do São Donato e a do Materno Infantil Santa Catarina. A preocupação é com a sobrecarregada de gestantes. A CIR Carbonífera fará um oficio ao Secretário de Estado da Saúde, que deve estar na região em visitando o Hospital São José e São Donato, solicitando repasse de incentivo financeiro mensal para custear a maternidade do São Donato.

Em assuntos gerais a secretária de saúde de Nova Veneza, Maristela Vitali, foi escolhida e indicada pela CIR para fazer parte da Comissão de Avaliação e Fiscalização do HMISC (CAF). E ainda sobre o Congresso do COSEMS, que acontecerá de 11 a 13 de março na cidade de São Bento do Sul, um orçamento será apresentado a AMREC, afim que associação pague o transporte, VAN, aos secretários e técnicos para participarem do evento.