You are currently viewing Conselheiros Tutelares dos municípios do Sul passam por capacitação

Conselheiros Tutelares dos municípios do Sul passam por capacitação

Conselheiros tutelares dos 45 municípios do sul de Santa Catarina (AMREC, AMESC e AMUREL) passaram esta semana, na sede da Associação Comercial de Criciúma (ACIC), de uma Capacitação Unificada, desenvolvida para qualificar os novos conselheiros de toda Santa Catarina. Foram ao todo 100 horas/aula de atividades.

Na explicação do professor do Campus de Araquari do IFSC, Roberto Dombroski, que coordenou a abertura da capacitação, o Estatuto da Criança teve algumas alterações e por isso, a importância dessas capacitações. “Desenvolvemos uma formação unificada e nasceu esta proposta que é inédita no Brasil”, disse o professor durante a abertura dos trabalhos.

A Coordenadora do Colegiado de Assistência Social da AMREC, Gladys Kestering, diz que estão participando da capacitação em Criciuma, cerca de 225 conselheiros tutelares, e que apenas Santa Catarina se organizou com esta estrutura de formação.

A grade do curso foi desenvolvida pelo Instituto Federal de Santa Catarina, em parceria com o Ministério Público Estadual, Associação Catarinense de Conselheiros Tutelares, Conselho Estadual de Direitos da Criança e Adolescente e a Federação Catarinense de Municípios (FECAM). O curso denominado ECApacitação foi elaborado em módulos com objeto de dar respostas às dificuldades enfrentadas por professores e servidores do Ensino Fundamental e Médio, agentes de saúde e demais profissionais que, direta ou indiretamente, estão ligados à criança e ao adolescente.

O coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, o promotor de Justiça João Luiz Carvalho Botega, conduziu a capacitação no primeiro dia e falou das atribuições dos novos conselheiros. A Coordenadora de políticas públicas da assistente social, Janice Merigo, conduziu os trabalhos no primeiro dia falando sobre a rede de atendimento e o sistema de garantia, seguido após no período da tarde pela presidente da ACCT, Grazi Gabriel. A capacitação segue nos módulos on-line e no dia 04 de abril sobre Sipia CT que será presencial.

Módulos da capacitação

Dentre os módulos da capacitação aos novos conselheiros tutelares, constam temas como Infância, Adolescência e Sociedade: dimensões históricas e conceituais sobre a violência cometida contra crianças e adolescentes.

No módulo dois será trabalhado Estatuto da Criança e do Adolescente e outras legislações: prevenção, proteção e garantia de direitos. Módulo três: A Rede de Proteção da Criança e do Adolescente.

No módulo quatro, o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e Adolescente (SGDCA) e os protocolos de ação de serviços e profissionais. Módulo cinco, o atendimento a criança e ao adolescente vítima de violência: serviços especializados, escola e família.

No módulo seis, a Prevenção e Combate: ações informativas, participação social da juventude, todos contra violência.