You are currently viewing COLEGIADO DE SAÚDE DA AMREC PARTICIPA DA PRIMEIRA REUNIÃO AMPLIADA DO ANO NA AMUREL

COLEGIADO DE SAÚDE DA AMREC PARTICIPA DA PRIMEIRA REUNIÃO AMPLIADA DO ANO NA AMUREL

Na última semana, (04/02) os representantes dos 45 municípios da região sul de Santa Catarina, participaram de uma reunião na sede da AMUREL, em Tubarão. O encontro é a primeira reunião ampliada das três Comissão Intergestores Regional (CIR) da Macrorregião Sul de 2020. Na pauta assuntos como a referência em glaucoma no Hospital Regional de Araranguá; Onco hemato no Hospital São José (HSjosé) de Criciúma; encaminhamentos da Comissão Hospitalar da Alta Complexidade (AC) em cardiologia do HSjosé; Cirurgias eletivas, entre outros assuntos.

Os representantes da Coordenadoria Macrorregional de saúde, Supervisão Regional de Tubarão, médicos representantes da oncologia do HSJosé e representantes da Diretoria de Supervisão e Controle das Organizações Sociais/SES/SC também estavam presentes.

Onco – No tema onco hemato, o médico cirurgião pediátrico do HSJosé, Christian Prado, explanou as dificuldades que alguns pacientes da AMUREL têm em acessar o serviço. Como encaminhamento, ficou acordado que a direção do HSJosé terá cinco dias para responder se tem condições de assumir a onco hemato pediátrica da região da AMUREL, que hoje é no CEPON em Florianópolis. Com relação o serviço de onco hemato adulto, que também apresenta problemas de acesso, ficou acordado que será discutido em outra reunião com a presença de representante da direção do HSJosé e da Superintendência de Serviços Especializados e Regulação/SUR/SES. A médica Mirna Zilli falou que está contente em participar desta reunião e ter conhecimento das dificuldades que tem os municípios no acesso ao serviço.

Hospital de Araranguá – Sobre os procedimentos de glaucoma, a médica Eliane, da SES/SC, anunciou que o Hospital Regional de Araranguá, após apresentar alguns requisitos e alteração de contrato, será referência em oftalmologia para toda a Macroregião Sul.

HMISC – Quando em discussão dos problemas apresentados no acesso e na realização dos procedimentos do Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC), Mário Bastos da SES/SC, solicita que seja enviado oficio com as demandas da região, assim como um oficio solicitando que a CIR tenha representantes na composição da Comissão Avaliação e Fiscalização (CAF).

Cirurgias eletivas – Foi apresentado e discutido alguns tópicos propostos pela SES e pelo COSEMS e que serão discutidos na reunião da Câmara Técnica de Gestão e Regulação e Comissão Intergestores Bipartite (CIB), em Florianópolis.

Saúde auditiva – os pacientes agora podem contar com o serviço instalado numa Clínica em Criciúma, que será referência para toda AMREC e AMESC, e que estará atendendo a partir de março, com marcação de consultas e demais serviços, como colocação de aparelho auditivo e troca de bateria dos aparelhos.

A próxima ampliada CIR será realizada na região da AMREC com data a ser definida.