A Comissão de Defesa dos Direitos do Idoso da Assembleia Legislativa promoveu, nesta sexta-feira (08), em Criciúma, o Seminário Regional sobre a Terceira Idade em Santa Catarina. No encontro, que contou com a presença da vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr; e do presidente da AMREC, o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro; foram discutidos temas como as políticas públicas para a população idosa no estado, o fundo estadual do Idoso e o papel dos conselhos municipais.
O Deputado Estadual Ricardo Alba, presidente da Comissão do Idoso, disse que o fundo, que pode receber recursos do Estado e pessoas físicas e jurídicas. “A gente precisa mostrar que existe esse fundo, assim como o Fundo da Infância e Adolescência (FIA), para que a gente consiga desenvolver políticas públicas”, argumentou.
Dos 295 municípios catarinenses, pelo menos 280 já possuem um conselho do idoso. Os demais estão em fase de implementação. O conselho tem o papel de fiscalizar a implementação do politicais públicas. Hoje 20% da população catarinense já é considerada idosa, assim como 30 milhões de brasileiros já tem idade superior a 60 anos.
A vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr, esteve no evento e falou de atenção com os idosos. “Estamos tratando de uma parcela da população que já contribuiu muito para o crescimento e para o desenvolvimento do nosso Estado. E que agora esperam, e merecem, ações de merecimento e respeito, e lhe oportunizem um amadurecimento com qualidade de vida”, pontuou.