A diretora do Consórcio Intermunicipal de Atenção à Sanidade Agropecuária da Região Carbonífera de Santa Catarina (CIASAMREC), Mariah de Freitas Marques, e a veterinária responsável pelo SIM de Orleans, Cristina Galvane, participam durante esta semana de dois eventos que mostraram as vantagens dos gestores públicos e das agroindústrias de participarem do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi – POA). Os eventos são promovidos pelos Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e vem ocorrendo na sede da Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul (Famasul) entre os dias 2 a 6 de setembro.
O primeiro é o seminário de sensibilização do Sisbi; e o segundo um curso de atualização em inspeção higiênico-sanitária e tecnológica de carnes para médicos veterinários dos serviços de inspeção dos estados e municípios. A segunda parte será voltada aos médicos veterinários que atuam nos Serviços de Inspeção (SI) de Estados e Municípios de todo Brasil com foco na atualização sobre inspeção das principais espécies de abate (aves, bovinos e suínos) e procedimentos para verificação de programas de autocontroles (BPF, PPHO e APPCC).
Na avaliação da diretora Mariah Marques, esse evento é muito importante para diminuir a distância entre os municípios e o Ministério da Agricultura. “O evento colabora desburocratizando o máximo o sistema de adesão, para aumentar o número de agroindústria registradas no SISBI”, afirma.