Os profissionais que atuam na Defesa Civil dos municípios da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) e também os que estão em uma das 16 entidades parceiras, passam por três dias de treinamento sobre a legislação e emergência com produtos perigosos. Hoje (27/08) o treinamento será durante todo o dia no auditório da Associação. Na quarta e na quinta-feira será a vez do treinamento prático, com blitz em algum local na região.
A capacitação de legislação, fiscalização preventiva e emergenciais no transporte de produtos perigosos, segundo o gerente de produtos perigosos da Defesa Civil do Estado, Almir Vieira, que ministra o treinamento é uma necessidade constante de leitura, já que são aproximadamente 185 legislações que tratam do assunto, e as atualizações são constantes. “Vamos abordar as rotinas de fiscalização com amparos da legislação, relembrando a fiscalização e apresentando as atualizações”, disse o palestrante.
Amanhã e quinta, durante o treinamento prático, reforça Vieira, será feito abordagem e verificando documentação, podendo gerar multas aos veículos que estiverem transportando de forma irregular. Em agosto deve haver um novo treinamento para os profissionais que não conseguiram participar desta etapa. Segundo o coordenador regional da Defesa Civil de Santa Catarina, Rosinei da Silveira, inclusive com simulação de acidente.
Participam do treinamento profissionais ligados ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) (antiga FATMA), SCGas, Polícia Ambiental, Polícia Militar, agentes de transito, 28º GAC, CIDASC, IFSC, empresas transportadoras de cargas perigosas, entre outros profissionais dos municípios de Içara, Lauro Muller e Criciúma.