Os colaboradores da Caixa Econômica Federal passaram a tarde (22/08), no auditório da AMREC, atendendo os municípios tratando das linhas de financiamento. Prefeitos, secretários e gestores de convênios participaram do encontro, que serviu para tirar dúvidas e prestar esclarecimentos.
Segundo Superintendente Regional Sul da Caixa, Ederson Negri, o encontro serviu para aproximar a equipe da Caixa das prefeituras da região. “Passamos orientações para tomada de credito e de como utilizar. O recurso está disponível. A caixa tem a preocupação de realmente da aplicação correta deste recurso”, disse. Segundo a Caixa, os 12 municípios da AMREC, já acessaram mais de R$ 110 milhões de reais, nos últimos 24 meses. “Ainda temos 100 milhões em analises, que se tudo der certo, vamos liberar ainda em 2019”, revela o Superintendente.
Uma das linhas de créditos que foi pauta de encontro foi o Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). Segundo Negri, o Finisa é mais desburocratizado, e que está permitindo que muitas obras saiam do papel. O prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon, revela que Içara, foi o primeiro município dos estados do Sul, a acessar o Finisa, ainda em 2017. Já foram feitos três empréstimos e já estão encaminhando um quarto. “No momento de recessão econômica, como o Brasil vive hoje, o financiamento público só com esses recursos, porque o recurso próprio vai todo para custeio”, explica o prefeito.