Voluntários que desejarem atuar na Defesa Civil poderão se capacitar no curso de Agente de Defesa Civil Voluntário. O objetivo do curso é selecionar membros da comunidade para atuar na função de agentes voluntários e capacitá-los com a finalidade de agir na Gestão de Riscos e Desastres, principalmente as emergências, evitando ou minimizando consequências desastrosas.
Os detalhes foram acertados na última semana, quando diretor da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC), Vanderlei Alexandre; o coordenador Regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira; e do presidente do Colegiado de Defesa Civil da AMREC, Dione Borba; estiveram no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Santa Catarina, em Florianópolis, reunido com o Diretor de Gestão de Educação da Defesa Civil, Coronel CBMSC RR Alexandre Corrêa Dutra, e a gerente de ensino e capacitação, Regina Panceri.
“Apresentamos o projeto de voluntariado que atuarão na Defesa Civil. Temos apoio para certificações, professores, materiais e também o financeiros”, conta o coordenador Regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira. Rosinei afirma que o curso está bem montando. “O curso vai ao encontro dos objetivos de Estado da Defesa Civil”, relata.
Ao todo são 40 vagas, e as inscrições vão de 19 de agosto a 16 de setembro. A aula inaugural será no dia 23 de setembro, com a palestra do Secretario de Estado da Defesa Civil. Os candidatos residentes nos municípios que fazem parte da AMREC. As inscrições podem ser feitas no online, por meio do link do órgão, através do link www.criciuma.sc.gov.br/defesacivil/. Os selecionados deverão realizar a matrícula de 17 a 20 de setembro, na sede da Defesa Civil de Criciúma, localizada na rua Álvaro Catão, nº 913, no bairro Operário Nova.
Com 45 horas aula, a capacitação contará com disciplinas de noções básicas de Defesa Civil, percepção de risco, prevenção e combate a incêndios, mobilização social e liderança comunitária, primeiros socorros, entre outras atividades. O curso será realizado de 23 de setembro a 26 de outubro, todas as terças-feiras e quintas-feiras, das 19h às 22h, e aos sábados, às 8h, no auditório da Amrec, localizado na Avenida Santos Dumont, no bairro Milanese.
Requisitos
Os interessados devem ter no mínimo 18 anos até o início do curso, estar em dia com as obrigações legais e ser alfabetizado. “O maior objetivo das ações da Defesa Civil é a proteção da vida e a redução do risco de desastres. As políticas públicas nessa área incluem, além de ações estruturais, a preparação das comunidades em áreas de risco e a capacitação dos agentes de Defesa Civil”, comenta o coordenador da Defesa Civil de Criciúma, Dioni Borba.