You are currently viewing Colegiado de Cultura e Turismo se reúne em Treviso e realiza Famtour

Colegiado de Cultura e Turismo se reúne em Treviso e realiza Famtour

O Colegiado de Cultura e Turismo da AMREC se reuniu na última semana (10/07) na Casa da Cultura Aldo Baldin, em Treviso para reunião mensal do colegiado. Logo em seguida foi realizado o FAMTOUR de avaliação no município. Projeto já aplicado em oito municípios da região.

Os gestores foram recepcionados pelo diretor de esportes, Guilherme Rampinelli, e as pelo departamento de Turismo e Cultura, Hemelise Perovano e Rosina Possato. Na pauta do encontro foi feito apresentado a Sala dos Municípios, pela professora Izabel de Souza. Depois os membros do colegiado fizeram atualização de duas ações: a visita a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), em Florianópolis, para pedir apoio a um evento voltado aos produtores audiovisuais; e a audiência com o presidente da ALESC, o deputado Júlio Garcia, para avaliação do pedido para um documentário e para vídeos institucionais dos municípios da região.

FAMTOUR

Depois da reunião foi realizado o FAMTOUR. Um projeto iniciado em 2017, com o objetivo de familiarizar os gestores da AMREC dos potenciais turísticos da região, avaliando dos produtos e serviços turísticos que são disponibilizados. Procurando levantar pontos positivos e as fragilidades de cada município. “Nosso município tem capacidade de ter um futuro no turismo pela grande diversidade em atrativos culturais, naturais, históricos e turísticos que possui. O Famtour proporciona este enriquecimento na troca de experiências”, avaliou o Secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Valmir Massiroli.

No roteiro da vista a Treviso, os gestores almoçaram no restaurante Dois Dedos – Gastronomia e Lazer, onde conheceram a Pedra dos Dois Dedos e Cachoeira da Cirenaica. Depois estiveram na Fazenda Fernandes, na comunidade de São Victor, onde conheceram a pousada e uma cachoeira. Na comunidade de Rio Ferreira, eles conheceram a Pousada e Cachaçaria Rio Ferrero, onde puderam ver detalhes das casas da pousada e dos produtos coloniais oferecidos pelos proprietários. Na comunidade de Guanabara, eles conheceram o Museu de Cultura Vale Mágico, onde foi oferecido café colonial.

Para a presidente do Colegiado de Cultura e Turismo, Anny Bagio, a visita surpreendeu os gestores. “Foram tanta beleza natural. Cabe ao poder público e a iniciativa privada explorar de maneira correta e aproveitar cada vez mais esse potencial turístico e cultural do município”, comentou.