Criciúma receberá amanhã (25/06) o Seminário Estadual sobre Gestão Cultural. O evento, realizado pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), com apoio da Associação dos Municipios da Região Carbonífera (AMREC) e UNESC, é gratuito. O principal objetivo da capacitação é ampliar a possibilidade de acesso dos gestores, dos produtores culturais e dos artistas aos mecanismos de financiamento da cultura.
Proposto pela Comissão de Cultura da Alesc e promovido em etapas regionais, nos últimos três meses o seminário já envolveu mais de 280 pessoas das regiões Oeste, Extremo Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano, Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.
“É a primeira vez que a Alesc em parceria com a Escola do Legislativo aposta nesse processo de qualificação. Queremos discutir economia criativa, que é um tema que também está aqui na Casa no Projeto de Lei 81, que é a Lei do Mecenato, também discutir captação de recursos e o debater o Sistema Estadual de Cultura, lei aprovada em 2017 e sancionada no ano passado pelo governador”, diz a deputada Luciane Carminatti (PT), presidente da comissão.
Para o presidente do Conselho de Gestores Municipais da Cultura (Congesc), Marcos Montagna, esse seminário é fundamental para o avanço na construção das políticas culturais de Santa Catarina. Montagna destaca ainda outras conquistas, como o novo Fundo Estadual de Cultura. “Agora temos a perspectiva de construção coletiva de um fundo que vai financiar os nossos projetos e ações culturais.”
PROGRAMAÇÃO | CRICIÚMA
Data: 25/06 – Local: UNESC Auditório Ruy Hulse
• 8h – Credenciamento
• 8h15 – Abertura – Musical Unesc (Setor Arte e Cultura)
Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Alesc, Unesc, Conselho de Gestores Municipais de Cultura (Congesc)
• 8h30 – Palestra: “Leis de Incentivo à Cultura: a gestão cultural e os instrumentos de concessão fiscal para o desenvolvimento” (Maria Teresa Collares)
• 10h – Palestra: “Projetos Culturais: Ferramenta de planejamento, gestão, produção, cidadania e acesso” (Maria Teresa Collares)
• 12h – Almoço
• 13h30 – Palestra: “Paradigmas do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – Lei Federal 13.019/2014” (Fabiano Domingos Bernardo – Auditor Fiscal do TCE/SC)
• 15h40 – Palestra: “Sistema Nacional de Cultura – Colaboração é palavra-chave” (Qiah Salla)
• 17h40 – Encerramento