Representantes dos 45 municípios da região sul de Santa Catarina estarão hoje (26/04) durante o dia todo na sede da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) participando do evento “Roda de Conversa sobre a Política Nacional para as Mulheres e a Criação dos Conselhos Municipais”. O evento é uma realização da Federação Catarinense de Municípios (FECAM) em parceria com as associações de municípios.
Na mesa de abertura do evento, a presidente do Colegiado de Assistência Social da AMREC, Gladis Lenuzia Kestering, lembrou que muito se avançou nestes últimos anos, mas muito ainda precisa avançar. “Temos muitos enfrentamentos a fazer”, afirmou.
Já a Coordenadora Estadual da Mulher, Aretusa Larroyd, primeira palestrante do dia, colocou como primeiro desafio a criação dos conselhos municipais. Ela ainda sublinhou a importância de se falar da violência contra a mulher. “É o primeiro passo para o enfrentamento”, ressaltou. Durante o seu discurso de abertura Aretusa ainda pontuou que é um dever do Governo, combater a violência contra a mulher.
Já a Assistente Social da FECAM, Mestre em Serviço Social, Janice Merigo, colocou como primeiro passo para avançar, a participação das mulheres nas políticas. O evento vai até às 17h, e ainda prevê palestras e debates, entorno dos temas sobre a política nacional para as mulheres; orientar sobre o processo de criação e funcionamento dos conselhos municipais da mulher; as ações municipais em relação a violência contra as mulheres; e as metas estaduais do pacto sobre a Lei Maria da Penha.