Os prefeitos da Associação Dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) fazem nesta quinta-feira (29/11), às 19h30, assembleia geral ordinária em homenagem aos 50 anos de fundação da UNESC. A reunião deve reunir prefeitos e vice-prefeitos dos 12 municípios da região, além de lideranças politicas e empresarias de todos sul de Santa Catarina.
Para o presidente da AMREC e prefeito de Siderópolis, Hélio Roberto Cesa, a Universidade presta um grande serviço a comunidade. “Ela não só tem papel fundamental na formação educacional dos moradores dos municípios do sul de Santa Catarina, como também impactada no desenvolvimento regional e presta um grande serviço à comunidade e na parceria com os órgãos públicos. A Unesc é essencial para a comunidade regional”, avalia Alemão.
Durante a reunião a AMREC entregará uma placa comemorativa, num reconhecimento pelos 50 anos de historia da UNESC, e pela sua importância no desenvolvimento educacional, social, cultural, econômico e ambiental da nossa região.
Nasce a Universidade Comunitária da região
A Fucri (Fundação Educacional de Criciúma), fundada em 22 de junho de 1968, pela Lei Municipal número 697, durante o governo de Ruy Hülse, foi a primeira escola de nível superior criada no Sul de Santa Catarina. A entidade emergiu de um movimento comunitário regional que culminou com a realização de um seminário de estudos em prol da implantação do Ensino Superior no Sul Catarinense.
Em 3 de junho de 1997, o CEE (Conselho Estadual da Educação) aprova por unanimidade o parecer do Conselheiro Relator e, em sessão plenária, em 17 de junho de 1997, também por unanimidade, aprova definitivamente a transformação em Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), tendo a Fucri como sua mantenedora.
Em 11 de agosto do mesmo ano, a Universidade recebeu sua homologação, que equivale à “Certidão de Nascimento”. Em 18 de novembro ocorreu a instalação oficial da Unesc, no Teatro Elias Angeloni, com a participação de autoridades, empresários, professores, alunos e funcionários da Instituição.