O Presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) e prefeito de Siderópolis, Helio Roberto Cesa, decretou luto oficial de três dias em razão da morte do Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Aldo Schneider, ocorrido no domingo (19) em Balneário Camboriú.
Aldo foi vereador pelo município de Ibirama, tendo como bandeira a emancipação do atual município de Vitor Meireles, onde foi o primeiro prefeito, cargo que voltou a ocupar por mais duas vezes. Foi eleito Deputado Estadual de Santa Catarina com 36.449 votos, em 2010, e reeleito com 58.646 votos em 2014. Na última legislatura (2014-2018) foi indicado por seus pares para presidir o Parlamento. Essa trajetória, contudo, foi precocemente interrompida depois de longa batalha contra o câncer, diagnosticado em 2017 e hoje deixa exemplos de determinação, coragem e compromisso com a gestão pública de qualidade.
Os prefeitos da AMREC se solidarizam com os familiares de Schneider, destacando o trabalho dele como parlamentar em apoio às pautas municipalistas que tramitaram no Parlamento.