You are currently viewing Colegiado de Cultura e Turismo realiza Famtour em Içara

Colegiado de Cultura e Turismo realiza Famtour em Içara

As potencialidades turísticas e culturais de Içara foram apresentados na última sexta-feira (29/06) ao memblros do Colegiado de Cultura e Turismo da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC). Os gestores foram recebidos pelo prefeito Murialdo Gastaldon, vice-prefeito Sandro Giassi Serafin, diretor de Cultura Harlan Mello e pelo diretor de Turismo Higor Robetti, e em seguida percorreram o município. O “Famtour” ou “Turismo de Familiarização” passará por todas as cidades da AMREC. O roteiro iniciou pela Feira Fixa da Agricultura Familiar, seguindo por empresas e pontos turísticos do município, como o Santuário do Sagrado Coração de Jesus.

Conforme o diretor de Turismo de Içara Higor Robetti, o principal objetivo é apresentar os potenciais da cidade e receber dos gestores um balanço dos pontos que podem ser melhorados ou explorados de maneira mais eficiente. “Futuramente, após a ação ter percorrido todos os municípios da AMREC, nós do colegiado nos empenharemos para criar rotas turísticas regionais”, explicou.

Para o diretor de Cultura Harlan Mello, a ação também objetiva que os gestores possam divulgar em seus municípios o que conheceram em Içara, levando ideias e inspirações. “A cidade tem um potencial que precisa ser explorado e apresentado às pessoas”, completou. Durante a visita algumas apresentações artísticas dos alunos da FMCE também foram apresentadas.

Rota Turística e Cultural Italiana

O prefeito Murialdo Canto Gastaldon aproveitou a visita dos gestores de Cultura de Turismo para sancionou a Lei que cria a Rota Turística e Cultural Italiana de Içara, proposta pelo vereador Alex Michels. A assinatura foi realizada no Restaurante Nono Tchilo.

A Rota tem início na Rodovia Lino Zanolli, na Vila São José, passando pela Segunda Linha e terminando na comunidade de Morro Bonito, no limite entre Içara e Criciúma, num total de 3,6 quilômetros da Rodovia Afonso Moisés Bitencourt. 
“A ideia é incentivar a produção dos afazeres italianos na região que foi o berço da colonização de origem italiana do município de Içara, bem como desenvolver o turismo rural”, explica o presidente do legislativo içarense.

Annye Bagio, diretora de Cultura de Orleans, destacou que a ideia do Colegiado é futuramente criar rotas integradas. “O Famtour veio para fortalecer o turismo integrado da AMREC. Nós como gestores temos que conhecer os potenciais de cada cidade. Unidos, poderemos planejar rotas e atividades em conjunto e atrair ainda mais visitantes para os municípios”, colocou.

 

Texto – Tania Giusti