You are currently viewing AMREC participam VIII Fórum Catarinense de Gestores de Cultura

AMREC participam VIII Fórum Catarinense de Gestores de Cultura

Cerca de 250 pessoas participaram do VIII Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, na última semana em Bombinhas. O evento contou com a participação de oito municípios da região da AMREC, além de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, dirigentes da área cultural e servidores da administração pública envolvidos com a gestão cultural. O objetivo é proporcionar a integração das regiões catarinenses e promover o debate das políticas públicas do setor, com a ampliação do diálogo entre o Ministério da Cultura – MinC, as prefeituras e o Governo do Estado.

Para o presidente do colegiado de Cultura e Turismo da AMREC e diretor de Cultura de Cocal do Sul, Juarez Fogaça, a participação da região na Fórum Catarinense de Gestores Municipais, foi de muita importância para evidenciar o envolvimento. “Isso mostra o amor nas ações culturais desenvolvidos em nossos Municípios. Não importa o tamanho do município, você pode e deve fazer a Cultura acontecer. Um município sem cultura é um município sem alma”, comentou Juarez. Segundo ele, os três dias de evento serviram para que os Gestores voltassem para casa muito mais entusiasmado. “Voltamos com o compromisso inovar, atuar e fortalecer a Cultura em todos os 12 municípios pertencente a AMREC”, declarou.

O próximo evento está marcado para Garopaba, em 2019.

Cultura, Planejamento e Gestão

A professora doutora, Yolanda Flores e Silva, abriu o Fórum falando sobre a importância da cultura na gestão pública e na vida das pessoas. A análise da palestrante reforça que a cultura não se baseia apenas no foco patrimonial. “Não, a cultura envolve pessoas e ela está em todos os segmentos da sociedade, a cultura está em tudo”, comenta ela pontuando de que não se deve ter uma ideia de que outras áreas, como a saúde ou a educação, estão fora da cultura.

Essa complexidade e abrangência mostra o quanto é preciso planejar a política de cultura na gestão municipal, esse foi o assunto da segunda palestra do dia, proferida pelo professor Jorge Brau Neto. “A gestão da cultura na administração pública é um desafio que envolve planejar, organizar, inteirar e controlar de forma adequada, eficaz e efetiva e os recursos públicos e a coisa pública como um todo”, explicou.

Durante o evento foi lançado o Circuito Estadual de Cinema Infantil. Houve a distribuição do kit contendo um DVD e cartazes do Circuito e com este material em mãos, os gestores culturais poderão realizar sessões de cinema nas suas cidades.