A Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) completa hoje 35 anos de fundação, hoje dia 25 de abril. Originária da extinta AMSESC, composta pelos municípios de Criciúma, Içara, Lauro Muller, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Siderópolis, Urussanga, Araranguá, Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Praia Grande, São João do Sul, Sombrio, Timbé do Sul e Turvo.
Em 1983, foi desmembrada em duas associações: AMREC e AMESC. A AMREC foi fundada em 25 de abril de 1983 com sete municípios, integrada por Criciúma (sede), Içara, Lauro Müller, Morro Da Fumaça, Nova Veneza, Siderópolis e Urussanga. Posteriormente, veio Forquilhinha, Cocal do Sul e Treviso. No dia 18 de maio de 2004, a AMREC oficializou a sua 11ª cidade integrante, com a entrada de Orleans e no dia 09 de abril de 2013 o município de Balneário Rincão passou a integrar oficialmente a entidade. Hoje, a AMREC conta com 12 municípios.
O atual presidente o prefeito de Siderópolis, Helio Roberto Cesa, o Alemão, é o 35 prefeito a ocupar a presidencia da AMREC.