Cocal do Sul foi o município escolhido para receber nesta quarta-feira, 28, os gestores de cultura e turismo da região da AMREC para conhecer de perto os principais pontos turísticos da cidade. O grupo foi recebido pelo prefeito municipal, Ademir Magagnin, a vice-prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato, o secretário de Turismo Clédio Fachin e o diretor de Cultura Juarez Fogaça que acolheram os participantes com um receptivo especial no Museu Municipal.
O Fantour se caracteriza como um passeio turístico de familiarização voltado para pessoas que tenham algum objetivo comercial, bem como, uma apresentação das potencialidades dos municípios inseridos na região da Amrec. O encontro acontece uma vez por mês e integra 12 municípios. Em Cocal do Sul, os gestores de Orleans Lauro Müller, Içara, Criciúma, Nova Veneza, Forquilhinha, Siderópolis e Treviso conheceram o Memorial Eliane, Cervejaria Albatroz, Gruta da Mãe Peregrina, Restaurante Granitão e concluíram a tarde com uma apresentação da Igreja Matriz, Cachaçaria Aretusa, Pesque Pague e Casa do Doce.
“Nosso objetivo é promover a integração dos municípios da Amrec na busca de parceria na área do turismo e da cultura. Todos são importantes, tem história e possuem aspectos empreendedores. Promover esse conhecimento aos gestores nos faz pensar lá na frente, dentro de uma visão regional de desenvolvimento e na valorização das particularidades de cada um. Esse é um dia de turismo e uma oportunidade de avançarmos”, relata o diretor de Cultura e presidente do Colegiado de Cultura da Amrec, Juarez Fogaça.
Para o secretário de turismo de Cocal do Sul, Clédio Fachin valorizar a cultura local e incentivar o empreendedorismo é um trabalho realizado constantemente. “Muitos desconhecem, mas Cocal possui os seus diferenciais e cultua uma rica história. Buscamos o fomento de ações que tragam maior visibilidade ao município dentro de todos esses aspectos”, observa.
Segundo o secretário de Cultura de Criciúma, Serginho Zapelini o simples fato de realizar esse movimento para conhecer os municípios vizinhos, já é um avanço. “Devemos dar essa total importância para que possamos crescer juntos. Se ficarmos apenas dentro do nosso espaço, não vamos descobrir o potencial que temos em nosso entorno. Cocal do Sul é um município especial e tem buscado cada vez mais esse envolvimento com a cultura e o turismo. A cidade faz parte da vida da gente, falo desta cidade com muito amor e descobrimos o quanto ela tem a oferecer, seja na religiosidade, na gastronomia que eu adoro e o museu que me surpreendeu, pois são poucos os municípios que apresentam um amplo espaço e com tanta diversidade. Além dos produtos, como o doce, cachaçaria e cerveja artesanal. Empreendimentos que estão dando muito certo e que atrai cada vez mais um grande público”, relata.
O grupo de gestores também foi acompanhado pelos integrantes do Circulo Italiano de Cocal do Sul, Conselho Municipal de Cultura, secretários e diretores municipais.