Os prefeitos da AMREC, incluindo o presidente da Associação, Helio Roberto Cesa (Alemão), estiveram ontem (14/03) na ACIC, prestigiado a posse da nova diretoria Associação Empresarial de Criciúma (Acic) para a gestão 2018-2019. O evento contou com a presença do Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, do Governador do Estado, Eduardo Moreira, além de diversas lideranças políticas, que lotaram o auditório da entidade, em Criciúma, onde o empresário Moacir Dagostin assumiu oficialmente o cargo de presidente da ACIC, seguida ainda pela posse das novas diretorias do Núcleo da Mulher Empresária de Criciúma e da Associação de Jovens Empreendedores (AJE).
Em seu discurso, Moacir Dagostin enfatizou a importância das reformas e da modernização do estado. “Assim como a aprovação da reforma trabalhista, que em sua flexibilização, não retirou direito justo, urge aprovarmos também a reforma da previdência, sem distinção entre os sistemas privado e o público. Precisamos realizar uma reforma fiscal moderna, pois sua atual configuração, age em desfavor de seu objetivo, inibindo o empreendedorismo. Temos que reduzir a dívida interna para que os recursos públicos destinados à sua sustentação, sejam utilizados para o bem-estar da população e para as obras de infraestrutura”, destacou Dagostin.
Meirelles destaca a retomada do crescimento e a confiança do consumidor
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, fez um panorama do cenário econômico do país, ressaltando a retomada do crescimento. “Já saímos da crise, o Brasil já está crescendo, criando empregos. A criação de vagas no mercado de trabalho em janeiro foi de 77 mil novos empregos. De fato, a atividade econômica está crescendo forte, a inflação do ano passado foi a mais baixa desde 1998. A Selic é a mais baixa da história, com isso, aos poucos a população cada vez mais vai sentindo o efeito dessa melhora, isso, particularmente, no estado de Santa Catarina que está crescendo mais que a média nacional, isso é um mérito dos catarinenses”, disse.
Conforme Meirelles, estudos do Banco Central mostram que o Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina cresceu impressionantes 4,2% em 2017. “O PIB nacional cresceu 1% em 2017, no entanto, temos que levar em consideração que no ano anterior a queda foi de 3,5%. Essa tomada em curso atualmente é ainda mais expressiva em Santa Catarina. Desde 2017, a economia catarinense criou mais de 44 mil empregos, isso significa que o número de empregos fechados em 2016 foi compensando no ano seguinte”, acrescenta.
O ministro reforça ainda que a sensação de segurança do brasileiro deve ser gradativa. “A sensação de bem-estar da população ocorrerá devagar. Portanto, estamos superando e crescendo. Estamos trabalhando para levar a população essa informação de que o povo pode consumir mais, pode ter confiança”, enfatiza. O consumo de bens duráveis, de acordo com ele, elevou 20% em 2017.
Sobre sua candidatura à presidência da República, o ministro disse que tem o prazo de 7 de abril para decidir se concorrerá as eleições. “Até o dia 07 de abril vou ter uma definição a este respeito. Estou recebendo muitas manifestações neste sentido e levo tudo com muita seriedade. Tudo na vida faço com muita atenção e o desejo de servir o povo brasileiro em qualquer posição que eu esteja”, coloca.
Colaboração: Deize Felisberto – Assessoria da ACIC.