You are currently viewing CONTADORES DE COCAL DO SUL RECEBEM ORIENTAÇÕES SOBRE O MOVIMENTO ECONÔMICO

CONTADORES DE COCAL DO SUL RECEBEM ORIENTAÇÕES SOBRE O MOVIMENTO ECONÔMICO

Ao exemplo do trabalho que já foi realizado em 2016, os contadores do município de Cocal do Sul receberam orientações quanto ao movimento econômico do município e arrecadação. A palestra foi ministrada na semana passada pelo responsável pelo Movimento Econômico da AMREC, Ailsom Piva. A intenção do encontro é estreitar relações e esclareceu dúvidas.

“Foi um encontro muito proveitoso. Além de estreitar as relações entre a administração municipal e os contadores que representam as empresas no município podemos esclarecer algumas dúvidas”, explicou Piva. Mostrando que o trabalho realizado no ano passado rendeu frutos, já que o Valor Adicionado (V.A.) de 2016, num comparativo com 2015 amentou 14,17%.

“Tinhamos um V.A. de R$ 521.346.208,31 em 2015, o trabalho que fizemos aqui em junho do ano passado, numa solicitação do município, colaborou para um bom resultado. Hoje passamos para R$ 595.232.693,15”, demostra o coordenador do Movimento Econômico.

Movimento Econômico

O Movimento Econômico, também chamado de Valor Adicionado, é o instrumento utilizado pelo Estado para apurar o índice de retorno que cada município terá no total da arrecadação do ICMS. Hoje, conforme determinação constitucional, 25% do ICMS arrecadado é distribuído aos 295 municípios do Estado de Santa Catarina e, os outros 75%, ficam para o custeio do próprio Estado. O ICMS que retorna para os municípios é proporcionalmente ao Movimento Econômico gerado no município em cada ano, por meio da emissão das notas fiscais pela indústria, comércio e prestação de serviços, tributados pelo ICMS e pelo produtor rural.