Os gestores de Cultura e Turismo dos 12 municípios associados a AMREC realizaram hoje em Lauro Muller um FAMTOUR. A ideia segundo do presidente do Colegiado de Cultura e Turismo e diretor das pastas em Cocal do Sul, Juarez Fogaça, era que os gestores fossem “turistas por um dia”. A ideia é fazer um levantamento dos pontos turísticos, conhecer e integrar a região.
Empresários do setor de hotelaria, restaurantes e serviços também participaram da visita. Como o gerente da Casa do Doce, de Cocal do Sul, Milk Viana. “Interessante a participação dos municípios. Trocamos muitas ideias. Minha expectativa foi superada. Bons pontos turísticos muito legais”, avaliou o gerente.
Representantes de outras regiões também participaram da visita, como o secretario de turismo e comercio de Gravatal, Fabricio de Medeiros, que é também conselheiro estadual de Turismo. “Essa experiência esta sendo muito valida. Há muito pontos que eu não conhecia. Fica mais fácil de indicar novos pontos turísticos. Há muito pontos que precisa melhor na questão de acessibilidade e estrutura física, mas já estamos no caminho. É uma ação primordial para vender essa região em Gravatal”, apontou.
“Queremos fazer o levantamento dos pontos turísticos, para posteriormente oferecer os trends para as agências de turismo, para facilitar as vendas de pacotes para nossa região”, projeta Fogaça. O grupo quer conhecer as particularidades de cada município. “Iniciaremos por Lauro Muller e posteriormente vamos estender os trabalhos para os demais. Amanhã após as visitas faremos uma avaliação e projetaremos os próximos passos”, planeja o gestor cocalense, que diz que a ordem de visita está mapeada para ser Orleans, Urusanga, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Içara, Balneário Rincāo, Criciúma, Forquilhinha, Nova Veneza, Treviso e Siderópolis.
Segundo Juarez Fogaça, a intenção é oferece um roteiro turístico aos visitantes. “Por exemplos, os visitantes das águas termais em Gravatal necessitam de mais opções de passeio. Eles recebem cerca de 3,5 a 4 mil pessoas por semana, e precisamos dar opções de pontos turísticos”, diz.