A Escola do Legislativo promoveu na última sexta-feira (30), o 3º Seminário Estadual de Educação. O objetivo foi debater os principais desafios da educação e contou com a participação de 300 professores e gestores da área da educação dos 12 municípios que compõem a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC).
Os educadores receberam orientações sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), conferências municipais de educação, valorização dos profissionais, entre outros assuntos. As palestras foram ministradas pelo professor e deputado federal Pedro Francisco Uczai, professora doutora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Leda Scheibe, e professora doutora Catarina de Almeida Santos.
Segundo a secretária de Educação Criciúma, Roseli de Lucca, é importante trazer debates semelhantes para perto dos profissionais da educação, que contribuem para um ensino de qualidade. “A educação pública tem que ser de qualidade, já que existem investimentos em muitas formações continuadas para os profissionais, resultando na prática pedagógica de qualidade, que garante a aprendizagem das crianças e adolescentes. É necessário que nós, educadores, possamos refletir sobre os desafios contemporâneas da formação e da profissionalização, e a centralidade que assumem os docentes no processo educativo escolar”, comenta.
Sobre o PNE, os profissionais foram orientados em relação as metas que deverão atingir ao longo dos anos, a avaliação através do Plano Municipal de Educação (PME), elaborado em Criciúma através de uma comissão, e a valorização intelectual e financeira dos educadores.