You are currently viewing PREFEITOS DO SUL DE SC QUEREM REUNIÃO PARA TRATAR DA INSTALAÇÃO DE PEDÁGIO EM SÃO JOÃO DO SUL

PREFEITOS DO SUL DE SC QUEREM REUNIÃO PARA TRATAR DA INSTALAÇÃO DE PEDÁGIO EM SÃO JOÃO DO SUL

O presidente da AMREC e prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin, participou da reunião dos prefeitos da AMESC para tratar da instalação da praça de pedágio, que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) planeja instalar na BR-101, no município de São João do Sul. O encontro aconteceu na sede da AMESC em Araranguá. O pedágio seria referente ao trecho norte gaúcho, até o município de Osorio, mas teria praça de pedágio montada no lado catarinense, no município de São João do Sul, com estimativa de cobrança de R$ 9,70 por veículo.

“Nos sentimos envolvidos”, declarou Ademir, que disse que a região precisa ser ouvida e colocou a AMREC a disposição. “Precisamos ser ouvidos, não fomos convidados para nada até o momento”, afirmou o presidente.

O prefeito de São João do Sul, Moacir Francisco Teixeira, relatou que esteve na audiência pública, realizada em Porto Alegre. E que ficou sabendo da instalação da praça de pedágio no momento que recebeu um convite para participar da audiência. Segundo Moacir, a justificativa dada pela ANTT para montar a praça de pedágio em São João do Sul, é que caso o pedágio fosse montado no lado gaúcho, a estrada do mar serviria de rota de fuga. “Se a gente não se mobilizar rápido, pouco teremos o que fazer depois”, declarou. Segundo o prefeito de São João do Sul, o ISS arrecadado, por exemplo, vai quase todo para o estado vizinho, já que dos 100 quilômetros correspondentes, apenas sete quilômetros (São João do Sul e Passo de Torres) fica em solo catarinense, ficando apenas 1,5% do imposto com São João do Sul.

Os prefeitos decidiram que um ofício, assinado pelos 27 prefeitos do sul (12 da AMREC e mais 15 da AMESC), será enviado para ANTT pedindo uma audiência pública para debater o tema.