You are currently viewing Plano Operativo do HSJ é debatido em reunião na AMREC

Plano Operativo do HSJ é debatido em reunião na AMREC

Os secretários de Saúde da AMREC se reuniram ontem na sede da Associação em reunião extraordinária do colegiado. A principal pauta do encontro foi o Plano Operativo do Hospital São José que será apresentado ao Ministério Público Federal (MPF) hoje (22/02) às 14h. Segundo o coordenador da Comissão Intergestores Regional (CIR), secretário de saúde de Forquilhinha, Diego Passarela, o atual contrato vence no próximo dia 28 de fevereiro.

A proposta foi montada em conjunto entre o município de Criciúma, membros da CIR (Municípios da AMREC e Gerencia Regional de Saúde) e representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde – Santa Catarina (Cosemes) e depois apresentada ao Hospital que apresentou contraproposta. Ela foi analisada na reunião de ontem e teve algumas mudanças que serão apresentadas hoje ao MPF. Uma dos empasse é com relação ortopedia e traumatologia. “O paciente quebra uma perna, faz a cirurgia e precisa retornar três, quatro vezes e esses retornos estão demorando demais”, explica o Passarela, afirmando que os secretários pedem para até quadruplicar esses retornos para atender a demanda da região.

SVO

Outro assunto em pauta na reunião foi o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), que hoje é ofertado por Criciúma, atendendo toda a região. O contrato vence dia 24 de março, e a proposta é que o Consorcio Intermunicipal de Saúde da AMREC (CISAMREC) assuma o serviço, por meio de uma portaria do Ministério da Saúde. O diretor de vigilância Epidemiológica em Saúde do Estado, Eduardo Maccari, esteve na reunião para debater o assunto, que ainda deve ser aprofundado nas próximas reuniões.