O presidente do Consórcio de Atenção à Sanidade Agropecuária da Região Carbonífera (Ciasamrec) e prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon, esteve ontem acompanhando do deputado estadual Rodrigo Minotto, e do vereador Valdelir Da Rolt, em audiência com o secretário de Estado da Agricultura, Moacir Sopelsa. Na pauta do encontro estava a possibilidade da liberação de um veterinário da Epagri de Criciúma para realizar credenciamento do consórcio junto ao Ministério de Agricultura, aderindo ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Poa).
“O secretário autorizou a liberação desse servidor e com isso a AMREC vai poder avançar e credenciar os produtores para que essa comercialização possa ser feita em todo o Estado de Santa Catarina e no país. A expectativa é de que esse trabalho inicial leve cerca de um ano”, explica o deputado Rodrigo Minotto. Feito o credenciamento, os produtores da região carbonífera poderão em breve comercializar seus produtos fora dos limites de seus respectivos municípios.
O secretário de Agricultura adiantou que o Governo do Estado deve encaminhar em março um projeto de Lei para a Assembleia Legislativa permitindo, num acordo entre Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, a comercialização de produtos livremente nestes quatro estados, atendendo apenas a algumas proibições que ainda estão sendo discutidas para garantir a segurança contra doenças.
Colaboração – Assessoria de Imprensa Deputado Estadual Rodrigo Minotto (PDT) – João Manoel Neto – 03146/JPSC