You are currently viewing Colegiado de Executivos das Associações de Municípios elege nova diretoria na quarta reunião de 2016

Colegiado de Executivos das Associações de Municípios elege nova diretoria na quarta reunião de 2016

Secretários Executivos de Associações de Municípios de Santa Catarina reuniram-se no início da semana (31/10 e 01/11), na sede da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí – AMAVI, em Rio do Sul, para 4ª reunião do Colegiado de Executivos. Durante o encontro foi eleita a nova diretoria do colegiado, onde o secretário executivo da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC), Roberto K. Pereira, assume a presidência no lugar Célio Bernardino, secretário executivo da AMFRI. O vice-presidente do Colegiado é o secretário executivo da AMMVI, Rafael Côrrea.

O secretário Célio agradeceu a oportunidade de ter ficado dois anos à frente do Colegiado. “É gratificante conduzir esta turma e ao mesmo tempo desejo ao Betinho que ele faça um excelente trabalho, lembrando que estaremos sempre juntos nessa caminhada”, colocou ele.

Já o novo presidente falou do desejo de continuar o ótimo trabalho que já vinha sendo feito e dos desafios dessa gestão. “O Colegiado é formado por um grupo de colega e de amigos que tem muita afinidade e o mesmo princípio que é trabalhar em prol dos municípios. Eu acredito que tenhamos uns desafios a mais em função de que entraremos em nova gestão municipal, novos prefeitos, mas isso faz parte da missão e eu acredito que teremos uma excelente gestão durante este tempo”, concluiu.

Pautas do encontro

Durante o encontro dos secretários, o grupo debateu a pauta municipalista com ênfase para os atrasos do Estado que já chega a R$ 135 milhões para saúde, assistência social, educação e a questão do recurso do ICMS que ficou retido no FundoSocial, além de ações de fortalecimento do movimento. “Precisamos conscientizar os prefeitos sobre a situação dos Municípios, trazer a realidade”, comentou a 1ª vice-presidente da Federação Catarinense de Municípios – FECAM e prefeita de São Cristóvão do Sul, Sisi Blind.

O grupo definiu a necessidade de uma aproximação entre os novos prefeitos e o Fórum Parlamentar Catarinense o que ficou acertado para o dia 8 de novembro, durante o evento de Novos Gestores da Confederação Nacional de Municípios – CNM, que acontece em Brasília entre os dias 7 e 9. Além disso, foi debatido a respeito da audiência pública, que ocorrerá no dia 23 de novembro, sobre a PEC 0006.4/2010 da Assembleia Legislativa que leva os Municípios a publicarem os atos administrativos em jornais de circulação local, o que acarretará um aumento do custo anual dos Municípios em cerca de R$ 70 milhões.

A pauta abordou ainda projetos e programas do consórcio CIMCATARINA; projeto do XV Congresso Catarinense de Municípios e XIII ExpoFECAM e atuação das associações; apresentação dos projetos de cooperação com a CNM – IDMS e Portal das Transferências; regulamento do processo eleitoral das entidades – 2017; Campanha Unificada do FIA e o perfil político e desafios das novas administrações municipais.

 

Com a colaboração da Assessoria de Comunicação da FECAM