Secretários Executivos de Associações de Municípios de Santa Catarina reuniram-se no início da semana (31/10 e 01/11), na sede da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí – AMAVI, em Rio do Sul, para 4ª reunião do Colegiado de Executivos. Durante o encontro foi eleita a nova diretoria do colegiado, onde o secretário executivo da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC), Roberto K. Pereira, assume a presidência no lugar Célio Bernardino, secretário executivo da AMFRI. O vice-presidente do Colegiado é o secretário executivo da AMMVI, Rafael Côrrea.
O secretário Célio agradeceu a oportunidade de ter ficado dois anos à frente do Colegiado. “É gratificante conduzir esta turma e ao mesmo tempo desejo ao Betinho que ele faça um excelente trabalho, lembrando que estaremos sempre juntos nessa caminhada”, colocou ele.
Já o novo presidente falou do desejo de continuar o ótimo trabalho que já vinha sendo feito e dos desafios dessa gestão. “O Colegiado é formado por um grupo de colega e de amigos que tem muita afinidade e o mesmo princípio que é trabalhar em prol dos municípios. Eu acredito que tenhamos uns desafios a mais em função de que entraremos em nova gestão municipal, novos prefeitos, mas isso faz parte da missão e eu acredito que teremos uma excelente gestão durante este tempo”, concluiu.
Pautas do encontro
Durante o encontro dos secretários, o grupo debateu a pauta municipalista com ênfase para os atrasos do Estado que já chega a R$ 135 milhões para saúde, assistência social, educação e a questão do recurso do ICMS que ficou retido no FundoSocial, além de ações de fortalecimento do movimento. “Precisamos conscientizar os prefeitos sobre a situação dos Municípios, trazer a realidade”, comentou a 1ª vice-presidente da Federação Catarinense de Municípios – FECAM e prefeita de São Cristóvão do Sul, Sisi Blind.
O grupo definiu a necessidade de uma aproximação entre os novos prefeitos e o Fórum Parlamentar Catarinense o que ficou acertado para o dia 8 de novembro, durante o evento de Novos Gestores da Confederação Nacional de Municípios – CNM, que acontece em Brasília entre os dias 7 e 9. Além disso, foi debatido a respeito da audiência pública, que ocorrerá no dia 23 de novembro, sobre a PEC 0006.4/2010 da Assembleia Legislativa que leva os Municípios a publicarem os atos administrativos em jornais de circulação local, o que acarretará um aumento do custo anual dos Municípios em cerca de R$ 70 milhões.
A pauta abordou ainda projetos e programas do consórcio CIMCATARINA; projeto do XV Congresso Catarinense de Municípios e XIII ExpoFECAM e atuação das associações; apresentação dos projetos de cooperação com a CNM – IDMS e Portal das Transferências; regulamento do processo eleitoral das entidades – 2017; Campanha Unificada do FIA e o perfil político e desafios das novas administrações municipais.
Com a colaboração da Assessoria de Comunicação da FECAM