You are currently viewing Cocal do Sul completa 25 anos de emancipação política

Cocal do Sul completa 25 anos de emancipação política

O município de Cocal do Sul hoje 25 anos de emancipação politica e administrativa. Antes distrito de Urussanga, a cidade tem hoje aproximadamente 16 mil habitantes, e tem a cerâmica como principal fonte do desenvolvimento econômico.

Desde semana passada o município está com uma programação festiva. A IV Cocalfest, já recebeu cerca de 20 mil pessoas, que tem a oportunidade para se cultuar e conhecer um pouco da herança da colonização italiana, iniciada há mais de 130 anos. Além disso, o evento apresenta uma extensa agenda de shows, feira de Artesanato (Expoarte) e Multissetorial e a vasta e saborosa gastronomia liderada pelas entidades e associações.

Hoje, dia (26), aniversário de Cocal do Sul, é o último dia da IV Cocalfest. Às 6h, teve alvorada festiva e a partir das 14 horas o evento continua no parque com receptivo musical, gastronomia, missa campal em ação de graças pelos XXV Aniversário de Emancipação Político-Administrativa, presidida pelo Bispo, Dom Onécimo Alberton e concelebrada com o pároco Pe. Eloir Borges e padres convidados, Parabéns a Cocal do Sul e corte do bolo. No palco, a animação ficará com as bandas Grupo Bailante, Periódicos Trio e às 19h30, o encerramento da IV Cocalfet com show nacional Ivonir Machado.

“Estamos muito felizes e satisfeitos com o resultado de mais uma Cocalfest. Recebemos muitos elogios, principalmente pela organização e segurança. Uma festa consagrada e direcionada para a família, para que todos participem e valorizem as coisas boas da nossa cidade. Ainda temos mais um dia, nesta segunda-feira, e convidamos a todos para participar conosco da programação que irá marcar o encerramento de mais uma edição”, ressalta Juarez Fogaça, Presidente da CCO. 

Gastronomia

Para visitar a IV Cocalfest é bom estar preparado para comer bem. Uma praça de alimentação foi projetada para atender milhares de pessoas com comodidade. O preço acessível também é um dos diferenciais que vai desde comida a quilo e lanches variados. No restaurante típico, o melhor da culinária italiana esteve presente com: nhoque de moranga, manjericão e batata, batata palito, bolinho de aipim, salame colonial, queijo em fatia, frango à milanesa, galinha caipira, fortaia de queijo com salame, polenta, purê de aipim, macarrão e saladas. Durante a festa também são oferecidos um mix de opções como docinhos, pastelão e suco de frutas, risoto, batata e aipim fritos, café com bolo, churros gourmet, x-salada, cachorro-quente, espetinho, fatia de pizza e algodão doce, pastel de forno, entrevero no pão, entrevero com fritas, iscas de peixe frito, salada de frutas, caldo de cana e suco, tapioca simples e gourmet, crepe, entre outros. Tudo preparado por 15 associações e entidades responsáveis pelo cardápio do evento. 

 

Expositores

Na XI Expoarte é possível encontrar diversas opções. O capricho, qualidade e criatividade foram o ponto alto da exposição confeccionada pelos 25 grupos do município. Mais de 3 mil peças, a maioria comercializada durante o evento. O carro-chefe da exposição neste ano é o Bordado Vagonite. Peças com decorações diferenciadas feitas com ponto que serve para fazer desenhos geométricos e criar verdadeiras estampas. Além de outros bordados que podem ser conferidos. O evento é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social e tem o objetivo de mostrar os trabalhos manuais confeccionados pelas integrantes dos grupos durante o ano. “Uma vitrine para as produções feitas com dedicação e talento”, destaca a coordenadora dos grupos, Lourdete Cechinel Maccari.

A III Feira Multissetorial dá passagem aos visitantes, localizada logo na entrada da festa.  Com o intuito de fortalecer a interação e negócios entre os expositores e visitantes, um espaço de 300 m² recebe expositores do município e região com diferentes seguimentos.