A Câmara de Vereadores de Criciúma realizou ontem (22/6), na sede da Associação dos Municipios da Região Carbonifera (AMREC), Sessão Especial para comemorar os 10 anos de inauguração da Barragem do Rio São Bento, hoje denominada Egídio Amboni. A homenagem é de autoria do vereador Vanderlei Zilli (PMDB).
“Obra do maior alcance social e econômico, obra grandiosa e importante para o abastecimento de água, que está beneficiando não somente o nosso município, mas toda a nossa região. O abastecimento de água no passado não acompanhava a curva de crescimento da região. A solução definitiva do problema foi a implantação do novo sistema de abastecimento de água, agora com o manancial seguro para garantir a vazão nos período mais críticos da demanda solucionando assim o difícil problema que vivia a população local”, descreveu o vereador Vanderlei Zilli.
Conforme Zilli, na década de 1980 já se falava muito na escassez de água em especial em Criciúma. Já não bastava mais um só dia de chuva, precisávamos de muita chuva para que o fornecimento de água continuasse na região. “Na bacia onde era feita a captação da água, havia apenas uma poça de água. A situação era grave. Criciúma precisava dar uma solução para o problema, sendo que os demais municípios, Forquilhinha, Maracajá, Içara, Nova Veneza, Siderópolis e Morro da Fumaça eram interligados ao mesmo sistema”, observou.
Zilli destacou que a crise se agravou ainda mais na década de 90 com o aumento da população. Preocupados com a situação, a Câmara de Vereadores de Criciúma, através da Resolução nº 0001/1997 de 28 de fevereiro de 1997, criou a comissão especial para elaborar estudos sobre o problema de abastecimento de água do município. Depois, muitas ações foram realizadas até a sua inauguração.
O presidente da Câmara, vereador Daniel Freitas (PP), enalteceu o trabalho das autoridades á época. “A barragem trouxe vida e tranquilidade para toda a população da região”, comentou.
“A água já estava mais dando conta e graças a um intenso trabalho de muitas pessoas, o envolvimento das autoridades, das comunidades, isso foi resolvido. “Essa é uma grande homenagem para todas as pessoas que se dedicaram a esse grande projeto”, disse o prefeito Márcio Búrigo.
“Considero a obra do século na região Sul de Santa Catarina”, enfatizou o vereador Itamar da Silva, fazendo ênfase também ao ex-governador Esperidião Amin, que exercia o cargo naquela época.
O ex-vereador José Argente Filho pontuou os trabalhos feitos para que a obra saísse do papel e destacou que agora as autoridades devem ficar atentas a despoluição do Rio Mãe Luzia.
Os vereadores André de Luca, Camila Nascimento, Giovanni Zappellini, José Antonio de Souza, Paulo Ferrarezi, e Salesio Lima, também estiveram presentes.