É com pesar que recebemos a notícia do falecimento do ex-prefeito de Criciúma Algemiro Manique Barreto.
Algemiro Manique Barreto faleceu aos 85 anos, na madrugada desta terça-feira (31/05), no São João Batista, em Criciúma, vítima de complicações respiratórias decorrentes de uma pneumonia e falência múltipla de órgãos.
O velório ocorrerá na capela mortuária do Cemitério São Luiz em horário a ser confirmado por familiares com sepultamento no jazigo da família no final da tarde de hoje.
Deixamos nossas mais sinceras condolências à família e amigos por esta inestimável perda.
Décio Gomes Góes
Prefeito do Balneário do Rincão
Presidente da AMREC
Histórico
O ex-prefeito nasceu em 11 de julho de 1929 no distrito de São Bento Baixo, município de Nova Veneza. Filho de agricultores e ex-seminarista, mudou-se para Criciúma em 1949 para trabalhar como calçadista e pouco tempo depois como alfaiate.
No final dos anos 50 dedicou-se ao comércio de tecidos e na década seguinte fundou fábricas de guarda-chuvas e de calças, a Confecções Calcutá, com o cunhado Santos Longaretti. Dedicou-se também ao transporte de carga, ramo em que permaneceu até 2010.
Carreira política – Vereador mais votado em 1965, assumiu a presidência da Câmara (1968/69). Prefeito de 1973 a 76, realizou obras de infraestrutura como a Avenida Centenário, a Rodoviária e a pavimentação da Rodovia Luiz Rosso (Acesso Centro) e da Avenida Luiz Lazzarin (Rio Maina). Em 1978, foi eleito deputado estadual.
Manique teve ainda atuação destacada no Lions Clube, ocupando o cargo de governador distrital em duas oportunidades. Sua dedicação às causas comunitárias incluíram a direção do Bairro da Juventude por vários anos.