Os secretários municipais da AMREC e os hospitais da região iniciaram hoje (08/04) pela manhã uma conversa para definir a nova campanha de cirurgias eletivas que acontecerá de abril a dezembro deste ano em todo Estado. O coordenador da Comissão Intergestores Regional de Saúde (CIR – Que corresponde a todos os secretários de saúde da AMREC mais o gerente regional de saúde do Estado) e secretário de Saúde de Criciúma, Vitor Benincá, foi que presidiu a reunião, explicando para os hospitais que a verba destinada para este ano é menor, havendo apenas o incentivo por parte do Estado.
“Nos deparamos com mais um corte de verbas por parte do ministério da saúde, sobrando para a Secretaria Estadual de Saúde. O que a gente tenta fazer é pegar esse pouco recurso que tem e tentar otimizar o máximo”, disse Benincá. A Secretaria Estadual mandou um quarto de verba do que vinha mandando, ocasionado na redução de procedimento. “Diminuiu tudo”, afirmou.
Agora, os hospitais vão se reunir com seus secretários municipais (cada hospital com o seu secretário de saúde), definindo a quantidade e quais cirurgias serão feitas. Depois de definido a questão de cada município os gestores voltam a se reunir na AMREC, no dia 19 de abril para fechar distribuição das cotas.