You are currently viewing Prefeitos avaliam o XIV Congresso Catarinense de Municípios

Prefeitos avaliam o XIV Congresso Catarinense de Municípios

Representantes da AMREC participaram na última semana do XIV Congresso Catarinense de Municípios com a Assembleia Geral Extraordinária da Federação Catarinense de Municípios – FECAM. Foram três dias, onde cerca de mil participantes discutiram temas municipalistas, representatividade política, eleições municipais, entre outros na Expoville, em Joinville, que teve como tema central deste ano foi Eleições Municipais: Condutas Vedadas e Encerramento de Mandato.

Para o primeiro vice-presidente da AMREC e prefeito de Forquilhinha, Vanderlei Alexandre, o evento foi proveitoso, mas a distância dificultou uma maior participação da região sul. “Todos os conteúdos têm a ver com a necessidade das prefeituras e dos técnicos ter um aprimoramento das leis”, afirmou Vanderlei. Segundo ele, é necessário dividir as informações com os demais servidores e ficar atendo as novas normativas para o fechamento dos mandatos e do período eleitoral. Também estiveram no evento o segundo presidente da AMREC e prefeito de Nova Veneza, Evandro Gava; o diretor executivo da AMREC, José Roberto Madeira e o consultor contábil da AMREC, Jacimar Torres.

Para a presidente da FECAM e prefeita de São Cristóvão do Sul, Sisi Blind, o Congresso Catarinense de Municípios teve a sobriedade do momento. “Estamos em tempo de análise e revisão dos processos políticos, econômicos e sociais. A temática proposta nos ajudou na busca de elementos necessários para esta nossa tarefa. Todas as lideranças presentes estiveram atentamente comprometidas com todo o evento. Alcançamos os nossos objetivos, por isso mesmo o nosso compromisso municipalista aumentou ainda mais”, avalia.

Prefeitos comentaram sobre o evento e destacaram a importância da pauta tanto politicamente na união de forças em prol dos municípios como também na questão técnica, principalmente em relação as orientações sobre encerramento de mandato e conduta vedadas.

Para o presidente da Associação dos Municípios da Região de Laguna – AMUREL e prefeito de Imaruí, Manoel Viana a pauta abordada no evento foi extremamente positiva. “No momento de crise em que vive o país, nessa crise financeira que vive os municípios, e os temas dos debates são muito atuais, no sentido de criar perspectivas do conjunto dos municípios catarinenses, está trocando experiências e buscando soluções inovadoras para estar resolvendo nossos problemas em comum”, coloca.

O presidente da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – ARIS e prefeito de Concórdia, João Girardi, falou sobre a necessidade de reunir todos os prefeitos. “Principalmente no encerramento do exercício do seu mandato de 2016, passando assim tranquilidade e segurança não só para o prefeito, mas para toda a sua equipe”, comenta.

O tesoureiro da Confederação Nacional dos Municípios – CNM e prefeito de Taió, Hugo Lembeck, também ressalta a importância da orientação aos prefeitos. “Eventos como este são importantes no sentido da informação aos atuais gestores. Diminuímos a nossa arrecadação e em função disso temos essa dificuldade em fechar nossas contas. Por isso é importante termos essa orientação, para chegar ao final do ano com menos problemas, ou de preferência que pudesse ser nenhum problema”, considera ele.

A mesma opinião é compartilhada pelo prefeito de Rio Negrinho, Alcides Grohskopf. “Com todas as demandas que temos, com todas as cobranças da população, os programas que são colocados pelos governos federal e estadual, os municípios precisam de informações para o fechamento do mandato sem problemas”, ressalta.

 

Colaboração – Assessoria de Comunicação FECAM