Servidores dos municípios da região da AMREC e da AMESC participam hoje e amanhã (8 e 9 de julho) da Oficina para Elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, promovido pela Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (SEMOB), do Ministério das Cidades, em parceria com a AMREC e AMESC.
Hoje pela manhã a Analista de Infraestrutura do Departamento de Cidadania e Inclusão Social do Ministério das Cidades, Martha Martorelli, disse aos participantes que vissem a oficina como uma grande oportunidade. “É com planejamento prévio que vamos conseguimos empregar os recursos com mais eficiência e efetividade”, afirmou em seu discurso de abertura. Nessa manhã ela tratou da Lei nº 12.587/2012, que trata da Política Nacional de Mobilidade Urbana. “Eu paulistana. Sei bem o que esse problema significa”, afirmou. Durante a explanação ela chamou atenção para os princípios da mobilidade urbana, principalmente para os cuidados com mobilidade reduzida para deficientes físicos, idosos e criança, procurando a isonomia tanto para pessoas com deficiência permanente, quanto para as com deficiência temporária. “Isso sempre deve ser pensado, e uma preocupação do poder público”, assegura.
Martha disse ainda que o plano diretor dos municípios é outro assunto que deve ser revisto ao mesmo tempo que o plano de mobilidade deve ser elaborado, já que um não pode conflitar com o outro. Já com relação as ciclovias, ela lembra que não deve-se apenas sair fazendo de qualquer maneira, e sim deve-se ter a responsabilidade de pensar na integração com outros modos de transporte. “A prioridade da lei são veículos não motorizados. Devem-se planejar as ciclovias integradas com outros modos de transporte. Sabendo que essa ciclista vai precisar andar a pé, ou de ônibus em algum momento”, alerta dando exemplo que em Brasília muitas ciclovias foram construídas, mas não foi feito calçada. “Isso está gerando um conflito. Por isso deve ter uma integração”.
Estiveram presentes no evento o prefeito em exercício de Forquilhinha, José Ricardo Junkes; o prefeito do Balneário Rincão, Decio Goes; o presidente da Câmara de Forquilhinha, Rangel Loch; e o diretor executivo da AMREC, José Roberto Madeira.