O Colegiado de Educação da AMREC realizou esta semana reunião extraordinária para tratar do transporte para alunos das escolas Estaduais, que iniciam ainda este mês a repor as aulas devido ao período de 56 dias de greve dos professores (56 dias uteis. O total foram 74 dias). Segundo os secretários o calendário foi definido, sem comunicar as secretarias de educação municipais, responsáveis pelos transportes dos alunos. Durante a reunião foi emitido um oficio solicitando a presença do secretário de educação, Eduardo Deschamps, numa reunião com secretários e prefeitos da região.
“Nossa expectativa era que na semana que vem o secretario venha negociar esta situação com a gente”, afirma a presidente do colegiado e secretária de educação de Treviso, Elaine Salvador Zeferino. Segundo ela, pelo menos duas parcelas do transporte escolar que deve ser repassado do Estado para os municípios, está atrasado. Além disse no período de greve o transporte, não parrou de funcionar, que já escolas municipais precisavam ser atendidas. Uma negociação com os municípios não foi estabelecida quanto aos dias em que o transporte deve ser oferecido. “O município não tem condições de bancar esses dias sozinho”, confirmou a secretaria.
Calendário escolar – Na maioria das escolas estaduais para repor o período de greve, o calendário escolar prevê aulas nas duas últimas semanas de julho (antes previstas para férias), 20 sábados, aulas até 22 de dezembro e mais uma semana de aula em janeiro.