You are currently viewing GOVERNO DO ESTADO ENTREGA KITS DE TELEDIAGNÓSTICO EM DERMATOLOGIA PARA A REGIÃO

GOVERNO DO ESTADO ENTREGA KITS DE TELEDIAGNÓSTICO EM DERMATOLOGIA PARA A REGIÃO

Dez cidades da região da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) receberam da Secretaria de Estado da Saúde, um kit de telediagnóstico em dermatologia. A cerimônia e o treinamento aconteceram hoje pela manhã na ACIC. Com o aparelho, os municípios farão triagem de casos antes de encaminhar as situações para a fila de espera da especialidade.

Receberam os kits os municípios de Balneário Rincão, Içara, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Urussanga, Siderópolis, Treviso, Lauro Muller, Forquilhinha e Nova Veneza. Criciúma e Orleans já haviam recebidos os kits na etapa anterior do programa de Telediagnóstico, fazendo com que todos os municípios da AMREC sejam contemplados.

O vice-presidente da AMREC e prefeito de Urussanga, Johnny Felippe, agradeceu o Estado pelo equipamento, já que o equipamento dar agilidade no diagnostico dermatológico. “Com este equipamento vamos diminuir as filas de atendimento, dando um tratamento mais rápido em casos mais graves”, declarou.

De acordo com um dos responsáveis pelo setor de apoio operacional da Coordenação de Telemedicina da Secretaria de Estado da Saúde, Ascendino Roberto dos Santos, esta é uma das ofertas para qualificação de encaminhamentos. “Os kits contam com uma máquina fotográfica, um dermatoscópio e um adaptador. Com a ferramenta, e através da internet, é possível saber o laudo do caso, para analisar, já na unidade de saúde, se há necessidade de a pessoa ir para a fila de espera por uma consulta com dermatologistas, ou se a situação pode ser resolvida no local”, explica.

Em quase 10 anos de serviço, a triagem dos encaminhamentos por atendimento em dermatologia pela Telemedicina, tem diminuído a fila em aproximadamente 65%. “Isto significa menos tempo de espera e maior eficiência e eficácia da unidade básica. A qualificação do encaminhamento é importante porque existe muita gente na fila que não precisaria estar lá”, completa Santos.

A meta de implantação do Governo do Estado é alcançar a cobertura de pelo menos um ponto de envio de exames por município. “Doenças como o câncer de pele poderão ser identificadas ainda nas unidades de saúde, e com isso, tratadas com mais celeridade. Assim, as filas diminuirão e, por consequência, as pessoas conseguirão ganhar mais qualidade de vida”, argumenta a gerente Regional de Saúde, Lisiane Tuon.