Roselaine Vinhas, presidente do Conselho de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina – CONGESC, órgão ligado a Federação Catarinense de Municípios – FECAM, foi nomeada à presidência do Conselho Estadual de Cultura – CEC para a Gestão 2015/2017.
O Ato de nomeação nº 1568 foi publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (19), em acordo com a Lei nº 14.367/08, conforme processo SEA 3080/2015, apontando Roselaine Vinhas como presidente pela indicação do Governo do Estado.
“Entendo a nomeação para a presidência do CEC como um grande momento da representatividade da gestão pública municipal, no sentido de trabalhar efetivamente na construção e encaminhamentos efetivos das políticas públicas da área cultural do Estado”, coloca Vinhas que é também secretária de Cultura de Chapecó. “Sabemos que será uma tarefa relevante e colocaremos nossa histórica articulação junto aos gestores dos municípios catarinenses em prol da missão assumida”, conclui.
Histórico
A democratização do Conselho Estadual de Cultura – CEC está presente nas Cartas emitidas pelos Fóruns Catarinenses de Gestores Municipais de Cultura desde 2011.
Entre os objetivos estratégicos do Conselho de Gestores Municipais de Cultura- CONGESC, criado em 2010, está o fortalecimento da organização municipal e regional para a concretização de políticas culturais permanentes, a qualificação técnica dos profissionais da área e o fortalecimento da representatividade dos gestores culturais nos âmbitos estadual e nacional.
Reivindicação antiga do CONGESC, em dezembro 2013, durante a Conferência Estadual de Cultura, o Conselho de Gestores Municipais de Cultura assumiu oficialmente uma cadeira no Conselho Estadual de Cultura com a nomeação da presidente do CONGESC e secretária de Cultura de Chapecó, Roselaine Vinhas. Desde então o CONGESC vem contribuindo dentro CEC através de sua representante e inserindo na pauta iniciativas de fortalecimento das setoriais da cultura enquanto politica pública e contribuindo com ações que visam a melhoria e a democratização do acesso a cultura pela sociedade.
Conselho Estadual de Cultura
O Conselho Estadual de Cultura, de caráter consultivo e deliberativo, tem por objetivo discutir, deliberar e propor as diretrizes da política de desenvolvimento da cultura do Estado, seguindo as orientações e determinações contidas nas políticas governamentais.
Conselheiros Nomeados
Além da presidente foram nomeados também os demais conselheiros para a gestão 2015/2017. São Eles:
Por indicação do Governo do Estado:
Maria Teresinha Debatin
Lúcio Rebello
Marcondes Marchetti
Susana Bianchni Simon
Maria Teresa Piccoli
Luiz Carlos Laus de Souza
Lélia Pereira da Silva Nunes
Roselaine Vinhas
Carin Heloísa Hahn da Silva Machado
Camila Pauline Mioto
Jaime Telles
Indicação da Sociedade Civil:
Luiz Nilton Corrêa – Representante do Patrimônio Histórico e Geográfico (IHG de SC)
Suzane Albers de Araújo – Representante dos Profissionais de Conservação e Restauração do Patrimônio (ACCR)
Amilcar Neves – Representante dos Escritores (Academia Catarinense de Letras)
Ivan Zomer Beretta – Representante da Área da Música (Ordem dos Músicos)
Cristiane Pedrini Ugolini – Representante dos Profissionais Educadores de Arte (Ass. dos Ed)
Carlos Eduardo Mendes Paredes – Representante dos Profissionais de Cinema (Cinemateca Catarinense)
Deivison Maicon Garcia – Representante da Área de Dança (Ass. dos Profissionais de Dança)
Acyr Osmar de Oliveira – Representante da Área de Folclore e Artesanato
Carlos Alberto Franzoi – Representante dos Artistas Plásticos
Valéria de Oliveira – Representante da Área de teatro (FECATE)
Leticia Póvoas
Assessora de Comunicação
Federação Catarinense de Municípios – FECAM
www.fecam.org.br
imprensa1@fecam.org.br
(048) 3221 8800