Intitulada por lei Capital Catarinense da Gastronomia Típica Italiana, Nova Veneza a partir desta sexta-feira, 19, entra no clima da Festa da Gastronomia e segue até domingo, 21 com muita cultura italiana. Um dos pontos altos do evento é o Carnevale di Venezia, inspirado no carnaval italiano, que ocorre no sábado.
Para esta edição, serão 27 stands trazendo o melhor da gastronomia típica italiana e mais o engenho movido a tração animal, com antepastos e produtos coloniais. Toda programação é gratuita. Conforme a secretária de cultura, Ângela Ghislandi, desde o início do mês, com o Baile de Gala, toda a cidade respira os ares da festa. “Todos estão contribuindo com decoração festiva e cuidando dos detalhes para que mais uma vez nossa festa seja um sucesso” garantiu.
No último dia, o Desfile da Colônia conta a história da colonização através de encenações para o público. Todas as atrações, conforme o prefeito Evandro Gava, exaltam a italianidade dos moradores. “A programação foi pensada com foco na cultura dos colonizadores que é o nosso diferencial. Os shows culturais, a comida, as atividades esportivas, tudo faz parte da história de Nova Veneza”, afirmou.
A organização do trânsito deste ano foi pensada para trazer conforto e mobilidade. O novo acesso pavimentado do Picadão será o caminho pelo qual os visitantes chegarão ao pátio da festa. O casal Arlequim e Colombina, posicionados no caminho, indicam a direção. Mais informações podem ser adquiridas no site www.novaveneza.sc.gov.br e páginas facebook/festadagastronomia e facebook/prefeituradenovaveneza.
Assessoria de Comunicação Prefeitura de Nova Veneza/ Flávia Bortolotto