Uma obra que traz informações e lembranças de um importante momento da história do Brasil e de Criciúma – uma das cidades de Santa Catarina marcada pela luta contra o Regime Militar. O Monumento à Anistia, localizado no Terminal do bairro Pinheirinho, foi o foco da reunião que ocorreu na tarde desta quarta-feira (29), na Prefeitura de Criciúma, com representantes da Unesc, e do Legislativo criciumense e também com o prefeito Márcio Búrigo. No encontro foi discutida a possibilidade de um monumento, nas imediações da universidade, ser adorado pela instituição de ensino.
“A Unesc tem a intenção de cuidar e recuperar o monumento, fazendo dele um ambiente para ser visitado por estudantes e comunidade. Vamos colocar um jardim com flores, bancos e transformar o local para receber aulas e encontros. Desta forma, garantimos o destaque que merece ser dado a sua importância histórica”, comenta o reitor da universidade, Gildo Volpato.
Segundo o prefeito Marcio Búrigo, uma boa alternativa é trazer o monumento para o campus da universidade, desta forma ele terá maior visibilidade e segurança. “Precisamos recuperar a obra, mantendo sua originalidade. O próximo passo é desenvolver o ato de doação”, ressalta o prefeito.