Os resíduos sólidos (lixo) precisam ter um destino correto para que problemas com o meio ambiente e até com a saúde das pessoas sejam evitados. Em cumprimento da Lei Federal de Resíduos Sólidos nº 12.305/2010, um recurso foi destinado pelo Governo Estadual para a Associação dos Municípios da Região Carbonífera – AMREC para a implantação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos–PMGIRS. Através desse plano, é possível buscar recursos estaduais e federais para planejar, regular, fiscalizar e prestar serviços de soluções para resíduos sólidos.
A responsabilidade dos resíduos sólidos deve ser compartilhada entre sociedade civil e os poderes público e privado (60% sociedade civil organizada e 40% poder público). O Grupo de Sustentação é formado por: Acic, Acrica, Apacri, CDL, CTMAR, OAB, SATC, Sindilojas, Sinduscon, UABC e Unesc.
Segundo o presidente do Comitê Diretor Local, Roberto Luiz Búrigo, o principal desafio do plano é conscientizar as pessoas. “Desde já, nós percebemos que a grande dificuldade será a de conscientizar ambientalmente as pessoas. Além disso, nós vamos trabalhar a inclusão social dos catadores de lixo”, relatou Búrigo.
O grupo de sustentação ficará responsável pelo engajamento da população. “Esse grupo, além de colaborar e participar das ideias a serem desenvolvidas, e a forma como elas serão implantadas, será um grande aliado na divulgação para a sociedade”, comentou Diogo Alves, engenheiro e coordenador do plano.
A implantação do plano municipal entre Amrec, empresa licitada e Prefeitura de Criciúma está sendo realizada através da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico. Mais informações através do fone (48) 3431-1172 ou no site:www.pmgirscriciuma.com.br.