O secretário do Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing; a gerente regional de Saúde da SDR de Criciúma, Lisiane Tuon; e o superintendente de Planejamento e Gestão de Secretaria de Estado da Saúde, Clécio Espezim, fecharam nesta sexta-feira (17) pela manhã o acordo para operacionalizar o atendimento de pacientes que aguardam por cirurgias eletivas na região da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera). “Fechamos este acordo e vamos colocar em operação até o fim do mês”, destacou o secretário.
Sete unidades estão envolvidas na organização hospitalar das cirurgias eletivas, para atender a fila represada da região. As unidades têm capacidade para realização de cerca de 900 cirurgias por mês nas especialidades de ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, proctologia, ginecologia, buco-maxilar, vasectomia e urologia, além de geral.
Uma reunião está agendada para o próximo dia 23, às 9h no auditório da 21ª Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional – Criciúma, para discutir a saúde da reunião carbonífera. “O secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing estará presente, e contamos com a presença, também, dos deputados, prefeitos, vereadores, secretários de Saúde, representantes da Associação Empresarial de Criciúma, dos hospitais e profissionais envolvidos, do Ministério Público e da imprensa”, ressalta a gerente regional de Saúde.
Os serviços devem ser retomados até o fim do mês, e serão organizados pelo Colegiado da Saúde dos municípios. Participam das cirurgias eletivas os hospitais São Donato, de Içara; Nossa Senhora da Conceição, de Urussanga; São Judas Tadeu, de Meleiro; Municipal, de Lauro Müller; São Marcos, de Nova Veneza; Santa Otília, de Orleans; e São Roque, de Morro da Fumaça.