O Conselho dos Gestores Municipais de Cultura – CONGESC, elegeu nova Diretoria em reunião realizada no dia 11 de março na sede da AMOSC, em Chapecó. A presidente do Colegiado de Cultura e Turismo da AMREC e Diretora de Cultura Fundação Cultural de Criciúma, Solange Scotti foi eleita secretaria do novo Comitê Gestor, que ainda terá como presidente o secretária de Cultura de Chapecó, Roselaine Vinhas e como vice-presidente a Gestora Cultural de Canoinhas, Viviane Bueno.
O encontro contou com a presença do Presidente da FECAM e Prefeito de Chapecó, José Caramori. O novo comitê fica a frente do CONGESC até 2017. Foram também definidas como diretriz de trabalhos do CONGESC o fortalecimento de ações dos Municípios no Planejamento e Execução das Políticas Culturais; a Sistematização de dados da cultura para a gestão municipal e o Fortalecimento da Gestão da Cultura em Santa Catarina. Estiveram presentes à reunião 28 conselheiros entre titulares e suplentes que fazem parte de 16, dos 21 Colegiados Regionais de Cultura.
Organização do novo Comitê Gestor – 2015/2017
Presidente – Roselaine Vinhas, Secretária de Cultura de Chapecó (Região Oeste)
Vice-presidente – Viviane Bueno, Gestora Cultural de Canoinhas (Região Norte)
Secretário – Solange Scotti, Diretora de Cultura de Criciúma (Região Sul)
Secretário Adjunto – Alan Roberto, Chefe de Cultura de Zortéa (Região Serrana)
Coordenador de Comunicação – José Gabriel Corrêa, Diretor de Cultura de Gaspar (Região do Vale do Itajaí)
Coordenador de Formação – Luiz Moukarzel, Secretário de Cultura de Florianópolis (Região da Grande Florianópolis)
Mudanças no Conselho – Alterações no regimento foram realizadas visando adequar o formato às mudanças ocorridas nos últimos cinco anos, desde sua criação em 2010. O conselho que anteriormente era composto por cinco membros, agora conta com seis representantes – um em cada uma das mesorregiões – com o objetivo de abranger todo o estado e possibilitar a mobilização junto aos colegiados regionais de cultura.
Foi criado também um comitê de acompanhamento, composto por profissionais que compõe o quadro da FECAM e das Associações de Municípios que acompanham os colegiados de cultura. O intuito é promover a difusão das ações do CONGESC, promover a comunicação interna, acompanhar as ações do CONGESC e disseminar informações de editais e outros programas.
V Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura – Na oportunidade os conselheiros expuseram a grande mobilização que está sendo organizada para o V Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura que acontece nos dias 08,09 e 10 de abril em Urussanga.
O Fórum, que é a instância máxima de deliberação do CONGESC e se compõe dos Gestores Municipais de Cultura dos Municípios integrantes das Associações de Municípios e da FECAM este ano conta com uma programação diferenciada.
A programação de um dia será destinada a realização de cinco oficinas de capacitação visando orientar os gestores na execução das políticas da cultura.