You are currently viewing Prefeitos da AMREC participam do XIII Congresso Catarinense de Municípios

Prefeitos da AMREC participam do XIII Congresso Catarinense de Municípios

Os prefeitos da região da Associação dos Municípios da Região Carbonífera estão participando nesta semana do XIII Congresso Catarinense de Municípios que está acontecendo no CentroSul – Centro de Convenções, em Florianópolis. Ontem o presidente da FECAM e prefeito de Chapecó, José Claudio Caramori, deu as boas-vindas ao público presente e anunciou a Conferência Magna de abertura “Desafios do Federalismo Brasileiro para Aumento das Partilhas Tributárias aos Municípios”, conduzida pelo professor de Direito Administrativo da UFRGS e da PUCRS e presidente do Instituto de Altos Estudos de Direito Público, Juarez Freitas.

A programação de ontem ainda contou com a palestra do ministro das Cidades, Gilberto Kassab. “O Brasil não pode mais viver sem um novo pacto federativo”, disse. Surpreendendo uma plateia de mais de mil pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e técnicos municipais, o ministro destacou que a União tem que abrir mão de algumas receitas para devolvê-las aos estados e aos municípios. “Os municípios não podem mais depender da boa vontade dos governos federal e estadual. Precisam trabalhar com planejamento e planejamento não se faz com boa vontade”, disse Kassab.

Ele lembrou que os municípios assumiram nos últimos anos um volume muito grande de encargos, sem a contrapartida necessária de recursos. Na área da saúde investem cerca de 30% da receita líquida, enquanto que o limite constitucional é de 15%.

O ministro defendeu ainda a redução da carga tributária e disse que é municipalista. Ao presidente da FECAM e prefeito de Chapecó, José Caramori, disse que mais que reflexão sobre o pacto federativo é preciso a defesa urgente, sensibilizar o Congresso e o governo federal e para isso se colocou a disposição. “Essa é a saída para o Brasil”, finalizou.

O Congresso é uma promoção é da Federação Catarinense de Municípios – FECAM e Associações de Municípios de Santa Catarina, com realização da Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM.