Segundo a secretária de Saúde, Sinara Crippa Milanez 568 mulheres foram atendidas com exames de prevenção de cólon de útero e mamas somente no mês de outubro. "Todas as mulheres que estavam na fila de espera do município até o dia 30 de setembro para exames de imagem diagnóstica Ultrassons, tomografia, ressonância relativo à mamas, útero, ovário e trompas foram atendidas e os exames financiados com recursos do município. As mulheres que procuraram pela prevenção até o dia 11 de outubro também receberam presentes para enfatizar a importância do exame", destaca a secretária.
Durante o mês de outubro, os ESFs também abriram em alguns sábados para oferecer uma agenda mais ampliada e facilitar o acesso das mulheres que procuraram o serviço de exame preventivo. O município investiu ainda em marketing e decoração, contando com parceria do CDL e COOPERCOCAL para incrementar o chamado para o cuidado com a saúde feminina. "Os números revelam o resultado desta campanha, mostrando um aumento significativo pela procura de exames, se comparado com outros períodos do ano. Historicamente Cocal tem um índice alto de mulheres que procuram pelos seus médicos particulares, o que ocasiona muitas vezes a baixa procura nas unidades de saúde pelo preventivo. Toda a equipe se engajou nesta conscientização e o resultado ai está. Palestras foram proferidas no período noturno para grupos de mulheres com orientação de prevenção e com frequência são autorizados os exames para que não se formem filas grandes e para que o diagnóstico seja o mais breve possível dando oportunidade de iniciar os tratamentos necessários", destaca Sinara.
Mamografias para mulheres com menos de 49 anos de idade
Com o objetivo de investir cada vez mais na prevenção, o Governo de Cocal do Sul vem arcando mensalmente com os custos de mamografias para mulheres com idade abaixo de 49 anos que não são contempladas pelo Ministério da Saúde.
"Aproximadamente 2,5 mil reais são pagos aos hospitais todo mês para a realização desses exames excedentes. Embora o Ministério preconize o exame para mulheres apenas de 49 anos, o município achou por bem liberar o pedido de mamografias e arcar com estes custos, pois temos tido diversas mulheres abaixo desta idade já com diagnóstico de câncer o que vem reforçar a importância da prevenção precoce", justifica a secretária.