A nota oficial, divulgada no site do MEC, aponta que Lauro Müller atingiu a nota 6,5, estando muito próximo da meta projetada para 2021, que é de 6,7.
Das escolas do município, que fizeram a avaliação, a Escola Municipal Hilário Pescador do Bairro Sumaré, foi a que apresentou melhor desempenho, atingindo a nota de 6,5, que corresponde a melhor avaliação do município. A escola é única da rede municipal que tem os requisitos necessários para participar da avaliação. Em 2009 o índice apurado era de 5,2, e em 2011 atingiu 6,6.
Para a Secretária Municipal de Educação de Lauro Müller, Maria Regina Carniel Guimarães, o resultado negativo, de 3,5 nos anos finais do Ensino Fundamental não reflete a real qualidade do ensino na rede municipal. "No ano de 2012, com a transferência de três escolas da rede estadual de ensino, é que o município passou a oferecer o ensino fundamental II que compreende a etapa do 6º ao 9º ano (antes 5ª a 8ª série). Assim, 2013 foi a primeira avaliação feita com alunos da 8ª série, remanescentes da escola estadual", explica a secretária.
Com a ação do Governo do Município, que implantou neste ano o Sistema Positivo a este grau de ensino, a expectativa da Secretaria Municipal de Educação é que o Ensino Fundamental II também atinja esta meta em 2016, quando os alunos que ingressaram este ano de 2014 farão a avaliação.